Santos

Santos Expo Condomínios apresenta soluções sustentáveis para o setor

21/05/2018

Em 10 rodas de bate-papo, advogados, empresários, corretores e engenheiros vão discutir soluções sustentáveis para o setor com síndicos, administradores e condôminos da Baixada Santista. Trata-se da 2ª edição da Santos Expo Condomínios, que acontece na quarta (23) e quinta-feira (24) a partir das 15h no Cais (Avenida Rangel Pestana, 184, Vila Mathias).

 

Otimização da gestão e meios  sustentáveis podem reduzir pela metade os gastos em condôminos residenciais e comerciais, conforme entidades do setor. Um evento gratuito em Santos, no litoral paulista, reúne especialistas durante dois dias para compartilhar experiências bem sucedidas e que podem ser aplicadas a curto e médio prazos. 

 

O empresário João Bortoloni, que há duas décadas gerencia uma empresa de segurança na região, fala que a demanda de contenção de gastos tem sito o fator principal para a contratação de serviços. "A portaria virtual, que faz o controle de acesso remoto, reduz em 60% a folha de pagamento dos edifícios com até 50 apartamentos”, por exemplo.

 

A preocupação não é à toa, uma vez que o Sindicato da Habitação (Secovi) de São Paulo registrou crescimento de 3,13% nas despesas de condomínios no último ano, conforme estudo do Índice dos Custos Condominiais (ICON). Em paralelo, há o crescimento de 8,1% em condôminos com nome restrito em entidades de crédito por causa de atraso nas contas. 

 

Para o presidente do Sindicato dos Condomínios Prediais (Sicon), Rubens Moscatelli, cabe ao síndico reduzir as despesas e aproximar os condôminos da própria administração para otimizá-la. "A responsabilidade do condomínio é essencialmente do síndico que o representa. Portanto, cada dia mais devemos nos aprimorar para exercer uma gestão de excelência". 

 

Ao todo, 19 empresas do setor participam da Santos Expo Condomínios, com estandes e profissionais para tirar dúvidas.  O espaço, cujo estacionamento também é gratuito, reúne programação com especialista  para apresentar e discutir soluções para problemas comuns entre os condôminos e administradores. 

 

Programação

Quarta-feira (23)

 

15h40
Participação em assembleias
Com advogado Allan de Paula

 

16h20
Clube do cominínio
Com o empresário Roberto Coutinho

 

17h
Energia solar
Com o engenheiro Waldemar de Oliveira

 

18h
Recursos de comunicação
Com o empresário Felipe Forjaz

 

19h
Descomplica o seguro
Com a corretora Renata Cruz

 

Quinta-feira (24) 

 

15h40
Responsabilidades do síndico
Com o advogado Marco Almeida

 

16h20
Uso da água
Com o engenheiro Antônio Moncorvo

 

17h
Profissionalização da gestão
Com Rubens Moscatelli

 

18h
Saúde dos funcionários
Com os empresários José Roberto Montoro Filho e Charles Ferreira Dias

 

19h
Portaria virtual
Com o empresário João Bortoloni

 

Mais informações pelo e-mail santosexpocondomí[email protected] e contato comercial pelo telefone (13) 99663-7963.