Santos

Greve dos Caminhoneiros: serviços em Santos são realizados parcialmente

24/05/2018

Caminhoneiros em todo o País entraram hoje (24) no quarto dia de manifestações contra o preço elevado dos combustíveis. Com a greve, alguns serviços, como o abastecimento nos postos de gasolina, tráfego de ônibus intermunicipais e as coletas de lixo estão sendo realizados de maneira reduzida. 

A coleta de resíduos sólidos em Santos voltou à normalidade. Desde que teve início a greve dos caminhoneiros autônomos, no início da semana, que bloquearam o acesso ao bairro da Alemoa e região portuária, foi a primeira vez em que o serviço foi realizado de forma integral.

Até quarta (23), caminhões da Terracom, empresa contratada pela Prefeitura de Santos para o recolhimento de lixo domiciliar, efetuavam os desembarques dos materiais na área de transbordo, na Alemoa, somente em comboio e com escolta da Polícia Militar.

Nesta quinta-feira (24), o acesso foi liberado, já sem a necessidade de viaturas da PM. Não houve necessidade também de comboio e cada caminhão pôde descarregar de acordo com a demanda de trabalho.

Durante o dia, 18 caminhões saíram às ruas e, agora à noite, serão mais 15. As cerca de 80 toneladas de lixo que haviam acumulado na Cidade também já foram retiradas. A expectativa é de que, mesmo ainda com manifestação dos caminhoneiros, o trabalho nesta sexta-feira (25) também seja realizado de forma integral.

Gasolina
A Secretaria de Gestão de Santos informa que para os carros públicos que trafegam com gasolina estão sendo abastecidos com 10 litros por carro, apenas para os serviços essenciais e que o estoque deve terminar no dia de hoje. 

Os carros que utilizam o diesel foram abastecidos na quarta-feira (23) e usam um sistema de cartão para abastecimentos em postos credenciados, portanto, enquanto houver estoque de diesel, serviços como o do SAMU, entrega de merenda e veículos da Saúde continuam em atividade normal.

 

Transporte 
Quanto à frota de transporte coletivo municipal, a Companhia de Engenharia de Tráfego de Santos afirma que, até as 10h de hoje, não houve alteração no número de veículos.  

 

A EMTU, por sua vez, informa que as empresas de ônibus metropolitanos estão enfrentando problemas de abastecimento. Mas, na região metropolitana da Baixada Santista, o Consórcio opera com 100% da frota nas ruas. A região é atendida por cerca de 70 linhas metropolitanas, com uma frota de 500 veículos. 

 

A empresa segue acompanhando a situação nas garagens, com a orientação de priorizar a operação nos horários de pico e nas linhas onde há maior número de passageiros transportados.
 

Vacinas
Na Saúde, a paralisação não alterou o funcionamento dos serviços municipais. Porém, as informações obtidas junto ao governo estadual, os bloqueios nas estradas podem afetar a chegada de doses da vacina contra a gripe, prejudicando o repasse de lote ao Município previsto para ocorrer nesta sexta (25) e, consequentemente, o reabastecimento das policlínicas para a continuidade da campanha de imunização.

 

Nesta quinta (24) a vacinação ainda prossegue em 26 unidades de saúde, com exceção das policlínicas da Alemoa e Martins Fontes, cujos estoques se esgotaram.