Notícias

Tudo o que você precisa saber sobre a tireoide

25/05/2018

Imprescindível para o bom funcionamento do corpo humano, a tireoide é uma pequena glândula que regula vários órgãos e desempenha um papel importante no desenvolvimento do cérebro, do crescimento e na manutenção de funções vitais como a respiração, circulação e digestão. Distúrbios da tireoide podem afetar a qualidade de vida do paciente, trazendo alterações como ganho ou perda de peso, cansaço e, até mesmo, depressão.

A pequena glândula tem a forma parecida com a de uma borboleta e está localizada logo abaixo do pomo de Adão, o popular gogó. Os distúrbios da tireoide podem afetar homens e mulheres em qualquer idade, apesar das mulheres serem 10 vezes mais propensas a desenvolvê-los. Como a glândula funciona como um painel de controle do corpo, seu funcionamento inadequado pode causar diversos tipos de sinais e sintomas.

A doença pode se apresentar como um hipotireoidismo, quando a glândula não produz hormônios suficientes, ou como um hipertireoidismo, quando há produção em excesso. Um torna o organismo mais lento, outro o acelera. O hipo atinge, em média, mulheres entre 40 e 50 anos. Já o hiper é mais frequente no público feminino de 20 a 40 anos.

 

Nódulos devem ser investigados
Segundo a Sociedade Brasileira de Endocrinologia e Metabologia (SBEM), 60% da população brasileira terão algum nódulo na região ao longo da vida e 5% deles serão malignos. Este tipo de tumor é o quinto tipo mais comum em mulheres e se tornam mais frequentes – e perigosos – conforme a idade avança.

A médica Debora Danilovic, do Instituto do Câncer de São Paulo, esclarece que os nódulos na glândula da tireoide não apresentam sintomas em seus estágios iniciais, o que torna o diagnóstico muito difícil. "Não é assim tão fácil percebê-lo a olho nu ou na palpação. Somente nódulos maiores podem ser percebidos pelo paciente com aumento do volume do pescoço.  Raramente causam sintomas como falta de ar ou dificuldade para engolir por compressão de via aérea ou digestiva. Rouquidão pode ser um sinal de alerta para o câncer de tireoide", aponta.

 

Diagnóstico e tratamento
Para avaliar se alguns dos sinais ou sintomas são causados por uma disfunção da tireode é necessário realizar exame de sangue com avaliação do TSH e, eventualmente, uma ultrassonografia ou outros exames. "Com o resultado e ajuda médica, é possível explorar as opções de tratamento mais adequadas para cada estágio", informa a endocrinologista.

No diagnóstico de câncer, o tratamento se dá pela cirurgia de retirada total da tireoide, seguida de uma reposição hormonal pelo resto da vida que substitui a glândula. Há casos em que é preciso complementar o tratamento com iodoterapia e utilizar terapias alternativas, nos estágios mais avançados da doença. Uma opção no mercado é o sorafenibe (Nexavar, da Bayer), aprovado pela ANVISA, que inibe o crescimento do câncer e reduz a formação de novos vasos sanguíneos que nutrem o tumor. 
 
 

Sinais e Sintomas

Oscilações de peso, suor excessivo e unhas frágeis
O ganho ou perda repentino de peso é um dos sinais físicos da doença. O excesso de suor e sensação de calor podem ser sintomas de uma tireoide hiperativa. Unhas, secas e frágeis, que quebram facilmente, olhos secos e com sensação de presença de areia, cabelos secos e que caem frequentemente são outros sinais e sintomas a serem observados.

Depressão e ansiedade 
Tanto a depressão quanto a ansiedade podem indicar um possível caso de distúrbio na tireoide. Ambas as condições devem ser levadas a sério, e a ajuda médica é importante para definir o melhor tratamento para cada situação.

Cansaço, irritação, falta de concentração e perda de memória 
Alguém que se irrita facilmente com as pessoas ou pequenas coisas sem motivo, tem dificuldade para lembrar de coisas, focar em uma tarefa ou pensar em várias coisas ao mesmo tempo pode estar com distúrbios da tireóide, seja o hipotireoidismo ou hipertireoidismo.  Apesar de ser um dos principais sintomas, o cansaço não se liga diretamente à tireóide, já que é necessário associar vários fatores para conseguir um diagnóstico definitivo.