Simplesmente Vinho

Degustando Alguns Goles – Evento ACausa Wine 2018!

26/05/2018

Enoleitores,
O evento em prol da ACausa aconteceu esta semana , dia 23,e foi um sucesso!

Gostaria de agradecer em meu nome , do meu marido Gugu Barbosa e Marcelo Gil a todos os participantes que gentilmente escolheram e trouxeram seus produtos para que a feira pudesse acontecer , me refiro tanto aos vinhos quanto a gastronomia.

A parceria do Parque Balneario Hotel , através do Centro de Convenções e restaurante Old Harbour é imprescindível na grandeza desta noite! Assim como a participação da escola Aristoteles Ferreira -ETEC – que com empenho de seu corpo docente e alunos dos cursos de evento e turismo nos ofereceram o seu melhor!

Nosso sincero obrigada ao público de Santos e da Baixada Santista que sempre nos prestigiam comparecendo e abrilhantando nosso evento, sem vocês esta mostra não aconteceria!

É importante para nós a parceria de jornalistas e blogueiros que através da imprensa e das mídias sociais divulgam essa degustação , assim como o pessoal do som e iluminação. 

Como nosso assunto é o vinho vou comentar aqui sobre alguns que tive a oportunidade de degustar, e me desculpo se deixei de trazer outros tão bons quanto , mas neste evento não consigo experimentar como gostaria , pois preciso focar a minha atenção no acontecimento .

Dentro dos que tive oportunidade de provar comentarei hoje sobre espumantes e brancos , deixando os tintos para próxima semana.

Uma surpresa foi descobrir o espumante Rio Sol Tradition brut, vinificado em Portugal, mais precisamente na Bairrada com as castas locais ( bical, maria gomez e arinto), resultando num espumante de cor amarelo palha , reflexos verdeais, perlage fina e persistente, cremosidade presente; mostrava aromas minerais e frutas secas; na boca seco, fresco, boa estrutura , longo deixando no paladar as frutas secas. Gostei bastante da cava Freixenet vintage reserva safrada 2015, apresentava uma cor amarelo palha verdeal, brilhante , perlagem fina e longa ; seus aromas remetiam a frutas brancas, fermento de pão, amêndoas ; no pálato seco, com frescor, estruturado , persistente deixando amendoas tostadas no sabor.

Dos brancos achei interessante o Bourgogne Aligoté 2013, uma uva secundária e regional da Côte Chalonaise , gerando um vinho branco elegante e pouco divulgado, este da tradicional Maison Albert Bichot , revelava- se amarelo palha , transparente e brilhante ; olfativo de frutas brancas, leve floral e mineral ; no gustativo era seco, fresco, elegantemente suave , longo deixando uma mineralidade na boca. O Ontañon Vetiver 2014 , um Rioja da uva viura , apresentava uma cor amarelo palha levemente dourado; exalava frutas brancas e boa mineralidade ; no paladar seco, acidez correta, certa untuosidade e boa persistência deixando uma fruta branca presente .

Agora relendo o caderno de degustação sinto por ter perdido outros tantos que tinha marcado com a intensão de experimentar , mas como não consigo mesmo, agora o jeito é trocar as impressões com outra pessoas que estavam presentes para saber , e se tiver algum muito comentado vale ir procurar e comprar .
Enoabraços e uma ótima semana a todos !