Geral

Até onde vai essa fila?

31/05/2018

Após dias extremamente tumultuados, por conta da greve dos caminhoneiros que paralisou praticamente todo o país, a situação começa a voltar ao normal: estradas desimpedidas, postos de combustível retomando o funcionamento, estabelecimentos comerciais reabastecidos. No entanto, a normalidade só deve acontecer daqui a aproximadamente 10 dias. 

Os prejuízos dos dias de paralisação não foram contabilizados. Apenas no porto de Santos, as perdas devem chegar a cerca de US$ 100 milhões, já que 250 mil toneladas de cargas deixaram de ser movimentadas. Segundo o Governo do Estado de São Paulo, a economia do estado teve um prejuízo de aproximadamente R$ 5 bilhões por dia de greve.

Refinarias paradas
Para completar o clima de incerteza, o Sindicato dos Petroleiros iniciou na quarta-feira (30), uma greve, apesar de a Justiça, em decisão liminar, ter declarado a ilegalidade do movimento. O diretor de Comunicação do sindicato, Fábio Mello, afirma que se trata de uma greve de advertência de 72 horas. Entre as reivindicações, está o pagamento da Participação de Lucros e Resultados (PLR). O movimento também pede a saída de Pedro da Parente da presidência da Petrobras, por conta da política de preços para os combustíveis —que acabaram motivando a paralisação dos caminhoneiros. 

O sindicalista afirma que não há risco de desabastecimento porque as refinarias continuaram com sua produção normal, durante a greve dos caminhoneiros, e não houve consumo. 

Escolta
Apesar de todas as reivindicações dos caminhoneiros terem sido cumpridas, ainda havia bloqueios em algumas estradas do Brasil. A Polícia Federal suspeita que há infiltrados entre os motoristas, inclusive fazendo ameaças, apenas com o objetivo de promover a desordem no país. 

No estado de São Paulo, o Exército e a Polícia Militar organizaram uma ação conjunta para escoltar caminhões-tanque e, com isso, garantir o abastecimento dos postos. As filas de condutores de carros e motos começaram a se formar na terça-feira (29), quando os postos nem havia sido abastecidos.