Cinema

12 filmes sobre jornalismo para assistir no Dia da Imprensa

01/06/2018

Não precisa ser jornalista para gostar de filmes que cerceiam essa profissão. Afinal, jornalismo se encaixa em nosso cotidiano e está presente nas redes sociais, televisão, rádio, livros etc. Neste Dia da Imprensa (1º de Junho) separamos instigantes e excepcionais filmes, alguns vencedores de Oscar, que têm tramas voltadas ao jornalismo e às redações como cenários em histórias, muitas vezes, reais. Aproveite!

 

1. Spotlight – Segredos Revelados (2015)

 

Vencedor do Oscar em 2016, Spotlight é baseado em um drama verídico.  O filme mostra um grupo de jornalistas em Boston que reúne milhares documentos capazes de provar diversos casos de abuso de crianças causadas por padres católicos. Durante anos, líderes religiosos ocultaram o caso transferindo os padres de região em vez de puni-los pelo caso. Não à toa, vencedor da maior premiação do mundo, Spotlight é uma instigante obra jornalística muito bem narrada.

 

2. Conspiração e Poder (2015)

 

Neste filme, a produtora da CBS Mary Mapes (Cate Blanchett) suspeita que o presidente George W. Bush usou a influência de seu sobrenome e acionou seus contatos para não combater na Guerra do Vietnã. Com a ajuda de uma fonte, ela consegue os documentos necessários para a comprovação da denúncia e leva a história ao ar no programa ‘60 Minutes’, apresentado por Dan Rather (Robert Redford). Ao invés de abalar a campanha de reeleição de Bush, no entanto, o que se vê após a exibição é um processo de descrédito das informações que coloca em xeque todo o trabalho da equipe de reportagem. Assista no Netflix!

 

3. O Abutre (2014)

 

Em ‘O Abutre’, a história conta o cotidiano de um jovem que enfrenta dificuldades para conseguir um emprego formal. Louis Bloom (Jake Gyllenhaal) decide entrar no agitado submundo do jornalismo criminal independente de Los Angeles. A fórmula é correr atrás de crimes e acidentes chocantes, registrar tudo e vender a história para veículos interessados. Assista no Netflix!

 

4. O Preço de uma Verdade (2003)

 

Uma mostra da ética do jornalismo. A história se baseia em Stephen Glass (Hayden Christense), um jovem jornalista que consegue entrar para a equipe principal do jornal The New Republic, de Washington. Entretanto, dos anos em que trabalha na redação, mais da metade dos textos de sua autoria ou foram inventados ou copiados, o que não impede seu crescimento. Porém sua fama vai por água abaixo após sua farsa ser descoberta.

 

5. Todos Os Homens do Presidente (1976)

 

Um clássico! Em 1972, sem ter a menor noção da gravidade dos fatos, um repórter do Washington Post inicia uma investigação sobre a invasão de cinco homens na sede do Partido Democrata. A origem que se dá é ao escândalo Watergate, que teve como consequência a queda do presidente Richard Nixon.

 

6. Cidadão Kane (1941)

 

Apontado como um dos melhores filmes já produzidos, Cidadão Kane, de 1941, conta a ascensão de um mito da imprensa americana. A história de Charles Foster Kane é contada em uma sequência de flashbacks. Quem investiga é um jornalista, que fica intrigado pelo sobrenome ‘Kane’, e tenta descobrir o seu significado entrevistando pessoas do passado do magnata.

 

7. Capote (2005)

 

O livro ‘A Sangue Frio’, de Truman Capote inspirou essa história – baseada em fatos reais – transformar-se em um livro também. Ao ler um artigo de jornal New York Times sobre o assassinato de quatro integrantes de uma conhecida família de fazendeiros em Holcomb, no Kansas, o escritor então, cria um vínculo com um dos acusados presos durante suas entrevistas na prisão, onde rende a este clássico do jornalismo.

 

8. Rede de Intrigas (1976)

 

O âncora Howard Beale (Peter Finch) recebe a notícia de que está demitido em razão dos seus baixos índices de audiência. Um dia, com o programa no ar, comunica a sua saída da emissora e avisa que se matará ao vivo na próxima semana. É imediatamente afastado, mas diante dos apelos do público a emissora decide voltar atrás. A partir de então ele passa a encarnar o profeta ‘louco’ e seu comportamento insano tem recepção altamente positiva. As pessoas responsáveis pela sua ascensão, no entanto, agora precisam encontrar uma forma de detê-lo.

 

9. Fake News (2017)

 

O filme lançado em 2017 gira em torno da questão das ‘fake news’. O repórter Maxwell (Eric Roberts) escreve sobre política, sendo algumas de suas histórias verdadeiras, mas outras nem tanto. Até que uma garota de programa, uma de suas fontes, é assassinada, e ele acaba se encontrando no meio de um grande problema ao relatar mentirosas histórias.

 

10. The Post – A Guerra Secreta (2017)

 

Quando o jornal New York Times inicia uma série de matérias denunciando que vários governos norte-americanos mentiram acerca da atuação do país na Guerra do Vietnã, com base em documentos sigilosos, o presidente Richard Nixon decide processar o jornal com base na Lei de Espionagem, de forma que nada mais seja divulgado. A proibição é concedida por um juiz, o que faz com que os documentos cheguem às mãos de jornalistas da equipe do The Washington Post que precisa agora convencer a dona do jornal e os demais responsáveis pelo The Post sobre a importância da publicação de forma a defender a liberdade de imprensa.

 

11. Boa noite e boa sorte (2006)

 

Edward R. Morrow (David Strathairn) é um âncora de TV que, em plena era do macarthismo, luta para mostrar em seu jornal os dois lados da questão. Para tanto ele revela as táticas e mentiras usadas por um senador em sua caça aos supostos comunistas. Este, por sua vez, prefere intimidar Morrow ao invés de usar o direito de resposta por ele oferecido em seu jornal, iniciando um grande confronto público que trará consequências à recém-implantada TV nos Estados Unidos.

 

12. Intrigas do Estado (2009)

 

Stephen Collins (Ben Affleck) é um ambicioso congressista americano, visto por seu partido como sendo um candidato em potencial para o futuro. Quando sua assistente morre de forma trágica, Cal McAffrey (Russell Crowe), um veterano repórter, é designado para cobrir a história. Juntamente com sua parceira Della Frye (Rachel McAdams), ele passa a investigar o caso descobrindo uma grande conspiração política.