Notícias

Terracota: do rústico ao elegante

16/06/2018

Se existe uma palavra que define o tom terracota é aconchego! O tom que mescla laranja queimado e vermelho é forte tendência no mundo do design de interiores para esta temporada de Outono/Inverno. Se a principal característica da terracota é ser aconchegante, ela tem tudo a ver com os dias mais frios e relaxantes em casa. Confira algumas dicas que vão te fazer se render à tonalidade do momento:

 

Origem

Terracotta significa ‘terra cozida’ em italiano. Trata-se de uma técnica antiguíssima em que a argila moldada úmida, passa por um processo de secagem em altas temperaturas para dar origem a vários elementos de arquitetura. 

 

Frescor da natureza

Extremamente versátil, a terracota tem a vantagem de ser quente e sóbria ao mesmo tempo, o que permite que seja aplicado em ambientes com propostas rústicas e até nos mais elegantes. Só depende da forma como é utilizado.

 

Na cozinha e sala de jantar, por exemplo, assim como o vermelho, ele estimula o apetite e abre caminho bons momentos de bate-papo em família. Aliado a tons frios, entre eles, o verde e o marrom (que pode estar presente na madeira dos armários, mesas e nos acessórios e utensílios, como jogo de panelas e colheres de pau), remete à natureza e ao frescor da terra. 

 

Trazer a terracota para ambientes mais sociais pede uma composição mais clássica. O ideal é apostar nas combinações com tons neutros, como o branco, bege e até mesmo os pastéis, como o azul. Na sala de estar, que tal um sofá na vibrante tonalidade, paredes em cimento queimado e um piso claro? Como resultado: um ambiente quente na medida certa, confortável e muito elegante!