Coluna Dois

Santos e Palmeiras reagem. Corinthians e São Paulo patinam

09/06/2018

A semana foi boa para santistas e palmeirenses e ruim para são-paulinos e corintianos. Para o santista, pela primeira vez neste ano o time mostrou bom futebol. O primeiro tempo contra o Vitória na Vila Belmiro, no domingo, na goleada por 5 x 2, foi muito bom. Marcando no campo do adversário, que é a maneira como as melhores equipes do futebol mundial fazem hoje para impor o seu jogo. E, principalmente, criando jogadas depois da recuperação da bola.

O segundo tempo contra o Corinthians, na quarta-feira, no Itaquerão, no empate por 1 x 1, também foi excelente. O Peixe mereceu a vitória fora de casa pela qualidade das oportunidade de gol criadas. 

A subida de produção do Santos tem aparentemente dois fatores: a entrada de Diego Pituca no meio campo melhorou muito o toque de bola do time. Mérito para o treinador Jair Ventura que soube lançar o jogador com paciência, esperando o momento dele. E as jogadas pelas pontas começaram a funcionar. A torcida está encantada com Rodrygo (foto) e decepcionada com Gabigol, pelas oportunidades desperdiçadas. Mas a verdade é que os dois melhoraram o entrosamento com os laterais, Dodô e Victor Ferraz e estão jogando bem.   

Outro motivo de euforia é a disputa milionária entre Barcelona e Real Madrid por Rodrygo. A negociação divide as opiniões dos torcedores. Libera e ameniza o sufoco financeiro? Renova o contrato para tentar conquistar títulos importantes? Vende pela proposta? Só pela multa? Na multa contratual o clube fica com o valor integral sem pagar comissões e percentuais dos direitos econômicos? Muita conversa ainda vai rolar por aí. E a gestão, ameaçada de pedido de impeachment, do presidente José Carlos Peres, de quem a galera anda desconfiada, vai estar sob severa vigilância.

O São Paulo perdeu de virada o clássico contra o Palmeiras, fora de casa, por 3 x 1. E depois empatou em casa com o Inter, 0 x 0. Esse mísero pontinho, em 6, derrubou o Tricolor na tabela. Mas os resultados podem ser considerados normais. O time melhorou nas mãos do treinador Diego Aguirre.

O Palmeiras, que vinha de uma sequência ruim, além da vitória contra o São Paulo, ganhou também do Grêmio (em má fase) com autoridade, fora de casa, por 2×0, no meio de semana. Lucas Lima amarga um período no banco e as reclamações da torcida.

E o Corinthians parece ter tido algum encanto quebrado com a saída do treinador Fabio Carille. O substituto, Osmar Loss, acumula três derrotas e um empate em cinco jogos. No domingo passado perdeu para o Flamengo no Rio e viu o adversário abrir vantagem na tabela de classificação.

Depois da Copa, Santos, Palmeiras e Corinthians têm mata-matas da Libertadores contra respectivamente Independiente, da Argentina, Cerro Porteño, do Paraguai, e Colo-Colo chileno. Aí, sim, o bicho vai começar a pegar.