Notícias

Junho Vermelho alerta para a doação de sangue

09/06/2018

Uma iniciativa simples que pode salvar várias vidas, a doação de sangue tem baixa adesão nesta época mais fria do ano, o que torna ainda mais imprescindível a campanha nacional “Junho Vermelho”, que objetiva conscientizar a população sobre a importância deste ato de amor ao próximo.

 

Em São Paulo, o movimento é realizado pela Fundação Pró-Sangue, ligada ao Governo do Estado. Segundo a instituição, os estoques continuam baixos, girando em torno de 30% a 40% da quantidade considerada ideal, e a recente paralisação dos caminhoneiros, que afetou diversas áreas da sociedade, agravou ainda mais o problema.

Os estoques de sangue são fundamentais para o funcionamento dos serviços de urgência, emergência e cirurgias nos hospitais. As doações também são essenciais para manter os estoques de plaquetas, que ajudam no controle de sangramentos e são usadas em tratamentos contra o câncer, por exemplo.

Segundo Sandra Montebello, médica da Fundação Pró-Sangue, o alerta para o risco de faltar sangue é constante. "Crises econômicas em geral afetam o funcionamento do banco. Pessoas não querem faltar ao trabalho e, muitas vezes, não têm dinheiro nem mesmo para o transporte até o hemocentro mais próximo. E se os níveis de estoque baixam ainda mais, a situação poderá ficar preocupante".
 

Requisitos para doar

Para doar sangue, basta estar em boas condições de saúde, comparecer alimentado ao posto de coleta, ter entre 16 e 69 anos (idade até 60 anos, se for a primeira doação), pesar mais de 50 kg e levar documento de identidade original com foto recente, que permita a identificação do candidato.

É recomendável evitar alimentos gordurosos nas quatro horas que antecedem a doação e, no caso de bebidas alcoólicas, 12 horas antes. Se a pessoa estiver com gripe ou resfriado, não deve doar temporariamente. Mesmo que tenha se recuperado, deve aguardar uma semana para que esteja novamente apta à doação. Outros impedimentos poderão ser identificados durante a entrevista de triagem, no dia da doação.

 

Onde doar sangue em Santos:

Hospital Guilherme Álvaro – Referência para toda a Baixada Santista. De segunda a sábado, das 8 às 12h30. Rua Oswaldo Cruz, 197, Boqueirão, tel. 3223-2860.
Santa Casa – De segunda a sexta-feira, das 7 às 16h, e aos sábados das 7 às 11h. Avenida Dr Cláudio Luiz da Costa, 50, Jabaquara, tel. 3202-0600.
Hospital Ana Costa – De segunda a sexta-feira, das 8 às 14h. Rua Amazonas, 143, Campo Grande, tel. 3226-9252.
Casa de Saúde – De segunda a sexta-feira, das 7 às 16h, e somente no primeiro sábado do mês, das 7 às 11h. Rua Armando Sales de Oliveira, 138, Boqueirão, tel. 3202-2500.