Notícias

Mapa genético permite prevenir doenças

16/06/2018

O sequenciamento genético do ser humano, identificado com a conclusão do Projeto Genoma, no ano de 2000, é considerado uma das maiores revoluções científicas da história da humanidade. A partir desse projeto vários exames e tratamentos baseados na nossa genética foram surgindo, visando dar às pessoas mais tempo de vida, com qualidade e saúde. 

Em Santos, o médico Nelson Marfil, especialista em Endoscopia e em Qualidade de Vida, passou a realizar recentemente o mapeamento dos genes dos seus pacientes para que se saiba exatamente como o seu organismo funciona em termos de alimentação e até de reposição de vitaminas e minerais. Trata-se de uma bateria de exames genéticos, desenvolvida na Itália, e para onde os exames feitos aqui são enviados para análise.

“Hoje a medicina preventiva prega um tratamento individualizado para cada paciente e, a partir desses exames, o profissional pode orientar com maior precisão o melhor tratamento para cada pessoa, o que influencia positivamente na longevidade saudável que tanto buscamos”, informa o médico da Clínica Endocentro.

 

Longevidade com qualidade 

Segundo ele, nossos genes são como a nossa impressão digital, ou seja, eles não se alteram desde o nascimento até a nossa morte. "Isso quer dizer que o teste genético é realizado apenas uma vez na vida e quanto mais cedo for realizado, melhor para o paciente", enfatiza.

Embora apenas cerca de 20% das doenças têm origem genética, Nelson Marfil reforça que, sabendo como o organismo funciona, é possível atuar diretamente sobre os pontos fracos para evitar doenças e estimular os pontos fortes para promover melhor saúde e longevidade.

“Graças a uma nova ciência chamada Epigenética, podemos adormecer certos genes ruins e estimular genes bons a partir de mudanças de qualidade de vida, redução à exposição de determinados produtos, alimentação adequada e suplementação. O mapa genético funcionaria como nosso manual de instruções”.
 

Como o exame é realizado 
O médico conta que o procedimento é simples, indolor e dura cerca de cinco minutos para ser realizado. Após 90 minutos de jejum é feita uma escovação ou swab da mucosa da bochecha, utilizando escovinhas descartáveis. O material coletado na clínica é tratado em laboratório, onde é feita a análise da qualidade e quantidade de material genético e a extração do DNA, e enviado para a cidade de Padano, na Itália. O resultado leva em torno de 30 dias para ser entregue e, com ele nas mãos, é utilizado um software especial que ajuda na interpretação e análise dos padrões genéticos do paciente.

 

Exames específicos para cada caso 
São oferecidos vários pacotes de exames, com o intuito de reduzir os custos e se concentrar na área mais importante para cada caso em estudo. Esses exames mostram como o corpo reage aos estímulos externos. Por exemplo: o paciente pode possuir genes relacionados a determinados tipos de câncer, mas a doença só irá surgir se o gene for ativado por fatores como meio ambiente, má alimentação, estresse, tabagismo etc.

O pacote mais comum é o i Genesis, indicado para controle de peso, metabolismo de nutrientes, pesquisa de sensibilidades alimentares e capacidade de desintoxicação do organismo, entre outros. Já o pacote Longevity visa a análise de várias patologias, como predisposição ao diabetes, doença de Alzheimer, Parkinson, osteoporose, aterosclerose, trombose venosa, desequilíbrios hormonais etc.

O pacote Fitsport é indicado para aqueles que desejam praticar a atividade física mais apropriada para o seu perfil genético. O pacote Androgen-trico atende pacientes com predisposição à calvície e o painel genético analisa fatores hormonais, inflamatórios e nutricionais, bem como o metabolismo dos princípios ativos envolvidos no tratamento. Os testes genéticos também ajudam muito a saber quais os genes estão relacionados a alergias ou intolerâncias alimentares, em especial a lactose e o glúten.