Simplesmente Vinho

Galvão Bueno e seus vinhos!

16/06/2018

Enoleitores,
Galvão Bueno além do esporte é também um apaixonado pelo Universo do vinho, e em suas viagens foi adquirindo conhecimento e aprimorando a sua cultura , até que em 2009 fundou a Bueno Wines, criando a propriedade Bellavista Estate , na Campanha Gaúcha, em Candiota (RS) , onde ele considera um ótimo ponto no terroir do Novo Mundo, e carinhosamente chama de “A Califórnia Brasileira” , numa faixa de 200km paralela ao terroir uruguaio , e na mesma latitude de outros bons terroirs como Argentina , Austrália, África do Sul e Nova Zelândia.

Seus vinhos foram apresentados à imprensa na Piccola Pizza&Pasta, pelo gerente comercial, Bruno Taddeucci em parceria com Raul Finocchio que representará esses vinhos aqui na Baixada .

Pudemos apreciar degustando o Bellavista Desirée brut rosé, um espumante do corte das uvas merlot, cabernet sauvignon e petit verdot que mostrava- se límpido na cor rosa chá semelhante a casca da cebola, cremosidade elegante, perlage fina e constante ; aromas delicados de frutas vermelhas lembrando morango, leve fermento de pão ; na boca seco, fresco, estruturado e média persistência .

 

Degustamos ainda o espumante Cuvée Prestige, das castas chardonnay e pinot noir, branco elaborado pelo método tradicional, uma boa surpresa, mostrou- se brilhante na cor amarelo palha com reflexos verdeais; exalava frutas brancas e secas , mineralidade , amanteigado ; na boca seco, fresco, boa estrutura, untuoso e persistente . Provamos o Bellavista Estate 2017 , um sauvignon blanc , de cor amarelo com reflexos verdeais, transparente e brilhante ; no olfativo frutas tropicais , sentia- se a goiaba branca , toque herbáceo e leve mineralidade ; no gustativo seco, fresco, equilibrado, longo deixando um gostinho de ervas na boca . Os três vinhos brancos acompanharam bem burrata com tomate, manjericão e pesto de azeitonas pretas, depois bolinhos de arroz com chips de calabresa , principalmente os espumantes pela gordura da burrata e fritura do bolinho , pois a acidez dos vinhos limparam a sensação da gordura no pálato ; já o sauvignon blanc ficou muito bom com o queijo e manjericão, com o bolinho de arroz ele ficou sem evidência.

Foi servido o Bellavista Estate 2013 pinot noir , de todos , esse não me agradou . Passamos a seguir para o Paralelo 31 2013, uma bela surpresa este tinto desenvolvido sob a supervisão do famoso enólogo francês Michel Rolland , um corte das uvas cabernet sauvignon, merlot e petit verdot , originando uma coloração vermelho rubi profundo, halo violáceo, brilhante ; no nasal frutas negras, especiarias, chocolate e baunilha ; no pálato seco, boa acidez, taninos finos e macios, persistente deixando um balsâmico no final . Combinou bem com mini polentinhas de calabresa, assadas e gratinadas.

O ponto alto foi a degustação de um vinho produzido na Itália, na região da Toscana , mais precisamente em Castel Nuovo dell’Abate – Sant’Antimo – Montalcino , em parceria com renomado enólogo italiano Roberto Cipresso , o Bueno – Cipresso Brunello di Montalcino 2007 , um sangiovese grosso na tonalidade vermelho rubi granada , halo rosado, média transparência , brilhante ; no nariz percebia-se frutas negras maduras, especiarias como pimenta do reino, chocolate, couro e um toque balsâmico ; no paladar seco, acidez equilibrada, taninos finos e macios bem presentes , no final de boca sentia- se uma boa fruta madura . A harmonização ficou ótima com um suculento fettuccine à bolonhesa , pois principalmente este último vinho pedia gastronomia!

O melhor é que estes vinhos já estão disponíveis na Adega Santista, para que vocês também possam conhecer. Com este clima combina e fica a dica para assistirmos o jogo deste domingo.

Enoabraços e uma ótima semana a todos !