Datas Comemorativas

Gonzaga sempre presente na vida da Cidade

21/06/2018

Movimentado, bonito, com variedades de comércio, praças, bares e restaurantes, o bairro do Gonzaga completa 129 anos nesta quinta-feira (21), com uma bagagem rica em história. A começar pelo nome que carrega. Em 1889, o conhecido Bar do Gonzaga tornou-se referência para a parada de passageiros que andavam de bonde – na época, o meio de transporte se deslocava do centro da Cidade à avenida da praia, também conhecida como praia da Barra.

 

Aliás, a via por onde passava essa linha de bonde, que começou puxada a burros, tornou-se uma das mais importantes da cidade – a atual avenida Ana Costa.

 

No centro do bairro, a Praça da Independência – que era uma lagoa – ainda se destaca como arte e história. Feito propositalmente de costas para a praia ao representar a emancipação do Brasil de Portugual, abriga um monumento em homenagem aos irmãos José Bonifácio, Martim Francisco e Antonio Carlos de Andrada e Silva. 

 

Outro charme do bairro é Praça das Bandeiras, inaugurada em 1936, para lembrar a participação da cidade na Revolução Constitucionalista de 1932. Nela, encontra-se a fonte Nove de Julho que, reformada recentemente, apresenta coreografias de jatos de água coloridos.

 

Cassinos, cinemas e bares movimentavam a noite boêmia do Gonzaga. As galerias, desde a década de 60, são uma opção tanto comercial quanto turística para visitantes. Além dessas, shoppings e pontos com músicas ao vivo, por exemplo, explicam como o bairro, mesmo antigo, é versátil, mas sem perder a essência.