Datas Comemorativas

Veja se conhece o Gonzaga

21/06/2018

1. O famoso Bar do Gonzaga, que deu nome ao bairro, ficava onde hoje está:

Luiz Antônio Gonzaga possuía um bar, aberto por volta de 1889, que servia de referência para as pessoas que vinham do Centro (a "Cidade") para a praia: "Vou descer no Gonzaga", diziam, para sinalizar que ficariam em frente ao bar localizado onde hoje há uma agência da Caixa Econômica Federal, na esquina da avenida da praia com rua Marcílio Dias. 

 

2. Quem foi Dona Ana Costa?

Filha de Azevedo Sodré, era esposa de Mathias Casemiro Costa, que, além de muitos terrenos em Santos (inclusive doou alguns para a cidade), era dono da empresa de bondes puxadas por burros. A avenida Ana Costa foi a primeira a receber iluminação pública.

 

3. Quais personalidades estão retratadas na Praça da Independência?


A escultura feita pelo artista plástico Antoine Sartorio faz homenagem aos Irmãos Andrade e Silva (José Bonifácio, Martim Francisco e Antônio Carlos Ribeiro), mas também inclui uma reverência às etnias que formaram o povo paulista: o mameluco é representado por um bandeirante. Foi inaugurada em 1921.

 

4. Quantos centros comerciais existem no Gonzaga?
Um bairro com muitos comércios, o Gonzaga abriga três shoppings centeres (Miramar, Parque Balneário e Pátio Iporanga) e sete galerias:  cinco em torno da Praça da Independência ((Queiroz Ferreira, Ipiranga, Campos Elíseos, Brasil e Quinta Avenida). Há ainda a A.D. Moreira, que liga a rua Floriano Peixoto à avenida da praia, e a Nova Azevedo Sodré, que começa avenida Ana Costa, 476, e se estende até a rua Bahia.

 

5. Quem aterrissou na praia do Gonzaga, em um acontecimento histórico?

No dia 9 de março de 1912, o famoso aviador francês Eugène Adrien Roland Garros fez a primeira viagem de avião entre Santos e São Paulo. Ele decolou com seu monoplano modelo Bleriot, de 25 cavalos, das areias da praia do Gonzaga. O francês, que teve a ajuda do aviador brasileiro Edu Chaves, havia aceito o desafio lançado pelo governo do estado de São Paulo, de superar o trajeto entre a cidade litorânea e a capital. Como prêmio, recebeu 30 contos de réis (em valores atualizados, seria algo em torno de R$ 1 milhão).