Comportamento

Administrar o tempo ajuda na prevenção de transtornos de ansiedade

25/06/2018

Vivemos em uma sociedade que atrelou o tempo à produtividade. Se não estamos produzindo, estamos perdendo chances e gastando nossos minutos direta ou indiretamente. Segundo o neurologista Leandro Teles, autor de O Cérebro Ansioso (Editora Alaúde), todos temos coisas para fazer, vivemos atarefados. Com isso, abdicamos da qualidade das nossas atividades pessoas, ou as realizamos com certo peso na consciência. Nosso cérebro escolhe a opção de se empenhar agora e ser feliz depois. Mas esse depois raramente chega, ou quando chega, não há mais saúde para se aproveitar.

Confira três passos para administrar melhor o tempo e, com isso, se prevenir de transtornos de ansiedade:

1. Eleger prioridades
Não dá para fazer tudo. Para ter tempo para algo mais importante, você precisa deixar de fazer algo menos importante. “A eleição de prioridades é dinâmica, clara, e depende totalmente do seu contexto”, afirma Teles.

2. Saber dizer não
Este é um item precioso no gerenciamento do tempo. Muita gente tem dificuldade em dizer não, recusar propostas, problemas e trabalhos. Saber dizer “não” é uma arte que valoriza o seu “sim”. Dedique-se a poucos e bons projetos, não permita que o mundo o consuma e se resigne em aceitar que você é limitado.

3. Simplificar
O tempo nasce com a simplificação. Por vezes, arborizamos demais, adicionando atividades sem resolver as anteriores, e com isso viramos malabaristas com cada vez mais bolas na mão. Aprenda a olhar para a vida e fazer escolhas para encolher, minimizar, tirar da frente.