Notícias

Exposição fotográfica retrata visita da personagem Pippi Meialonga a Santos

26/06/2018

A exposição fotográfia "Pippi em Santos" chega ao Museu Pelé, a partir de sexta-feira (29) até 15 de setembro. A abertura é a partir das 12h às 18h. Para interpretar a personagem, a escolhida foi a participante do The Voice Kids 2017 Flavia Scanuffo, de 12 anos.

 

A escritora infanto-juvenil sueca Astrid Lindgren obteve seu primeiro reconhecimento internacional pelo livro "Pipi à Bordo" em 1958. Neste mesmo ano, a seleção brasileira foi notada pelo seu desempenho, especialmente de Pelé, na Copa do Mundo realizada na Suécia.

 

Para homenagear Astrid Lindgren, promover sua obra e lembrar uma época para a relação Brasil-Suécia, a personagem mais emblemática da escritora, Pippi Meialonga, chega a Santos, berço do futebol de Pelé, para uma viagem lúdica pelas paisagens e pela cultura.

 

Com Pippi Meialonga, Astrid Lindgren foi precursora de movimentos que se consolidaram décadas mais tarde. Uma personagem icônica que traz em si, o poder feminino e o antidoto para o preconceito e o bullying.

 

Sobre Pippi Meialonga

Apresentada no livro homônimo de 1945, Pippi era uma personagem bastante curiosa. Seus cabelos eram vermelhos como o fogo e ela os amarrava em duas tranças bem apertadas. Também vestia duas meias bem compridas, e calçava um par de sapatos muitos números maiores que seus pés. Para prover suas necessidades tinha um baú cheio de moedas de ouro, aspecto que, aliado a uma força física descomunal atribuiu à personagem um grau de independência revolucionário na época: "Pippi é uma menina que tem poder. Isto é extraordinário, pois leva a criança a pensar que, se fosse a Pippi poderia dizer a seus pais: Não faça isso!"; "Pippi tem o poder, mas não abusa dele, o que é mais difícil quando se tem nas mãos", disse a escritora em 1985.

 

Serviço
Lançamento "Pippi em Santos"
Presenças do fotógrafo Paulo Villar, do curador Rodrigo Accioly, da atriz Flavinha Scanuffo e do ex-jogador Pepe
Dia: sexta-feira (29)
Horário: 12h às 18h
Endereço: Museu Pelé – Largo Marquês de Monte Alegre, s/n – Valongo