Turismo | 01/07/2018

Mês de férias e da boa gastronomia

FOTO: FABIO ROSSI

Os festivais gastronômicos são a aposta de vários destinos turísticos brasileiros

Mescla de receitas criativas, aromas tentadores e um mundo de sabores, os festivais gastronômicos são a aposta de vários destinos turísticos brasileiros para as férias de julho. Entre jos, pães, doces, embutidos e bebidas especiais como vinhos, cerveja e cachaças serão apenas algumas das delícias apresentadas. O público poderá consumir no local ou levar os produtos para casa. Haverá, também, workshops gratuitos, cozinha gourmet Todeschini, artesanatos, shows e espaço para crianças.

 

Atibaia (SP)

A 2ª edição do Festival Gastronômico de Atibaia, que fica cerca de 70 km de distância de São Paulo, terá o morango como ingrediente principal. Com realização agendada para os dias 17 de julho a 17 de setembro, o evento contará com a participação dos principais restaurantes, bares, pizzarias, cafés e docerias da cidade. O festival apresentará ao público a diversidade gastronômica do destino com entradas, pratos e sobremesas. A expectativa dos organizadores é de que mais de 50 estabelecimentos participem do evento.

 

Búzios (RJ)

Um dos principais festivais gastronômicos do estado do Rio, o Festival Gastronômico de Búzios chega a sua 17ª edição nos dias 6 a 8 e 13 a 15 de julho. Durante o evento, 80 conceituados e charmosos restaurantes da cidade montam mesas nas calçadas e oferecem receitas em porções de degustação a preços convidativos, com entradas e sobremesas a R$ 15, e pratos principais a R$ 22. O festival contará com espaço para família, programação infantil e pratos veganos, vegetarianos e funcionais.  

 

Sabores de Itacaré (BA)

Cerca de 40 estabelecimentos participam da 5º edição do Festival Gastronômico Sabores de Itacaré, que acontecerá entre 12 e 15 de julho. No evento, serão apresentados pratos, petiscos, lanches, sobremesas e drinks preparados com produtos da agricultura local. O festival contará, também, com shows musicais, feira gastronômica e de agricultura familiar. Durante o festival, o público poderá interagir com chefs convidados na preparação de pratos regionais. 

 

Barra da Tijuca (RJ) 

De 19 a 22 de julho, a Barra da Tijuca, no Rio de Janeiro, será palco do Sabores da Roça Downtown. O evento reunirá pequenos produtores rurais da Região Sudeste do Brasil, oferecendo as melhores iguarias e produtos típicos da roça. Queijos, pães, doces, embutidos e bebidas especiais como vinhos, cerveja e cachaças serão apenas algumas das delícias apresentadas. O público poderá consumir no local ou levar os produtos para casa. Haverá, também, workshops gratuitos, cozinha gourmet Todeschini, artesanatos, shows e espaço para crianças.

 

Carrancas (MG)

Um dos principais destinos de ecoturismo de Minas Gerais, a cidade se  prepara para a 8ª edição do Festival de Gastronomia e Cultura de Carrancas, que será realizada de 18 a 22 de julho. Além da degustação de pratos regionais, haverá shows musicais, workshops, espaço kids, espaço gourmet e apresentações do folclore local.  

 

Pomerode (SC)

De 4 a 15 de julho, o charmoso município catarinense, com cerca de 30 mil habilitantes, será palco do Festival Gastronômico de Pomerode. O evento, que acontece há 14 anos, reúne estabelecimentos gastronômicos apresentando pratos que retratam um pouco da gastronomia alemã moderna. O festival terá, ainda, apresentações de shows musicais, feira de artesanato, venda de pães e cucas assados em forno à lenha, chocolates finos e biscoitos.

 

São Chico em Sabores (SC)

São Francisco do Sul, a cidade mais antiga de Santa Catarina, está a todo vapor na produção da 8ª edição do seu festival gastronômico. Entre os dias 19 e 22 de julho, 20 estabelecimentos da cidade apresentarão uma variedade de sabores com base na gastronomia típica litorânea. O público contará com pratos salgados, doces, sobremesas, além da degustação de vinhos, espumantes e chopes artesanais.


Leia também