Simplesmente Vinho

Degustando vinhos do Piemonte

07/07/2018

Mês passado participei da apresentação de vinhos da linha Umberto Fiore, do produtor Manfredi, em uma degustação na importadora Itália Mais , que os representa no Brasil. São vinhos produzidos no Piemonte, região do noroeste da Itália.

O Piemonte possui vários DOCG (denominação de origem controlada e garantida) , como Asti, Alba, Langhe, além dos famosos Barolo e Barbaresco , que juntos representam alguns dos melhores vinhos da Itália , e do mundo . 

São produzidos a partir da uva nebbiolo, que nas colinas do Langhe amadurecem perfeitamente e adquirem características próprias, traduzindo fielmente as características de cada terroir.

As principais uvas tintas do Piemonte são a nebbiolo, considerada a estrela principal, uma das uvas mais famosas da Itália , é valorizada por gerar vinhos com taninos de qualidade , boa estrutura e longevidade, responsáveis pelos míticos barolo e barbaresco.

A casta mais plantada é a barbera, favorita na produção dos vinhos de mesa da região, com características de um vinho vibrante e rústico.

Há ainda a uva dolcetto, responsável pelo vinho do mesmo nome, um vinho simples e frutado .

Dentre os vinhos apresentados vou comentar o Langhe – Dolcetto 2016 , um vinho vermelho rubi profundo, halo aquoso rosado, média transparência, brilhante; no nariz percebia-se frutas vermelhas maduras, especiarias, terra; na boca seco, acidez correta, taninos finos, longo e como todo docetto percebe-se sútil amargor na lateral da língua. Seguimos para um Barbera D’Alba 2016, na cor vermelho rubi granada, transparente, brilhante , halo rosado;no olfativo frutas vermelhas, toque floral, pimenta do reino; no gustativo, seco, acidez correta, taninos finos e macios, equilibrado, longo deixando o sabor de cereja madura no final de boca .

E finalizamos com o Barolo 2013, um vinho que deve ser preparado e aerado num decanter, no mínimo de 2a3 horas antes de beber , para que possa realçar melhor toda a sua complexidade. Este é um vinho que deve ser servido acompanhando gastronomia , vai muito bem com carnes e caças. Revelou-se na coloração vermelho rubi levemente tijolo, média transparência, halo âmbar , brilhante ; exalava aromas de frutas negras, especiarias, fumo, chocolate, baunilha ; no paladar , seco, acidez correta, taninos finos bem marcantes, estruturado , persistente deixando um sabor de ameixa em compota no final .

O Piemonte é uma região pouco divulgada aqui na Baixada, pois seus vinhos mais famosos combinam mais com o clima frio e gastronomia mais suculenta , que não tem muito a ver com nosso cotidiano, porém é responsável por grandes vinhos , elaborados por excelentes produtores respeitados no mundo todo.
Enoabraços e uma ótima semana a todos!