Coluna Dois

Decepção brasileira e supremacia absoluta do futebol europeu

07/07/2018

Do lado da chave brasileira da Copa do Mundo, o confronto da semifinal ficou definido nesta sexta-feira. A seleção francesa, a mais cara da competição pela avaliação do site especializado Transfermarket, está de um lado. Do outro, a seleção belga, que eliminou a brasileira.  

Nas quartas de final, os franceses passaram com sobras, mesmo enfrentando uma pedreira, que é a seleção uruguaia.

Aqui, um capítulo especial da Copa da Rússia, que foi a presença do grande treinador Óscar Tabárez. Recordista mundial à frente de uma seleção nacional, com 185 jogos, técnico mais longevo do torneio, com 12 anos e 4 meses no cargo, 4º em 2010, oitavas no Brasil, quartas neste ano, Tabárez resgatou para a seleção uruguaia a dignidade que a figura dele transmite com intensidade raríssima no mundo do futebol, mesmo abatido pela Síndrome de Guillain Barrré.

O time francês está, sem nenhuma dúvida, entre os 2 ou 3 mais fortes da Copa. Provavelmente, o mais forte. Exibiu, nas arrancadas e lances de habilidade de Mbappé e nas trocas coletivas de bola, de primeira, em velocidade, alguns dos momentos de mais qualidade do futebol apresentado em solo russo. Tem grande qualidade em todos os setores, desde o goleiro até os atacantes.

O time belga fez um confronto equilibrado com o brasileiro. Mereceu a classificação. Tem grandes jogadores, como o goleiro Courtois, o meio-campista De Bruyne e os atacantes Hazard e Lukaku. Esta talvez seja a melhor geração do futebol belga em todos os tempos.

Para a seleção brasileira, fica abortado com a eliminação o resgate da auto-estima que vinha se esboçando no até então bom trabalho do treinador Tite. Fica também um desgaste gigantesco no prestígio do principal ídolo, Neymar, que fez uma Copa muito apagada.  

Na outra chave, que define os dois semifinalistas neste sábado (7), um leve favoritismo para o time inglês, que passou nas oitavas pela forte seleção colombiana. Mas a seleção russa, jogando em casa, não pode ser subestimada, como também os habilidosos croatas e a enjoada seleção sueca.   

Esta chave ficou um pouco mais fraca, o que faz com que o confronto entre franceses e belgas se apresente como aquele jogo que muitos analistas gostam de classificar como "final antecipada". Mas nem sempre isso se confirma. Mesmo porque esta Copa, até agora, tem mostrado de modo muito claro que as seleções classificadas vão ganhando confiança e aprimorando o jogo a cada fase superada.
Só há uma certeza agora: o campeão vai ser europeu.  

 

Santos
O clube teve uma semana horrorosa. Primeiro por mais um período de 7 dias sem ter anunciado nenhum reforço para a angustiada torcida. E depois por colecionar episódios preocupantes na direção. Dois dos 7 membros escalados pelo presidente José Carlos Peres pediram demissão do cargo: Andres Rueda e Urubatan Helou. Além disso, houve o vazamento de um áudio com ameaças de um funcionário ao presidente, ao vice, a outro membro do CG e ao executivo de marketing, o que provocou a demissão por justa causa do autor das ameaças. E o registro, por parte dos ameaçados, de um boletim de ocorrência. Não bastasse isso, o gerente de futebol, William Machado, também pediu demissão. Que faaaaase!!!