Destinos no Exterior

Croácia: tesouro turístico dos balcãs

14/07/2018

País sensação da Copa de 2018, a Croácia não é tão popular como França e Inglaterra entre os destinos turísticos dos brasileiros, mas com certeza reserva incríveis surpresas para quem se aventurar por seus centros urbanos repletos de história, suas belas paisagens e ilhas banhadas pelo mar Adriático na Península Balcânica, sudeste europeu.

O país integrou a antiga Iugoslávia e tem território limitado pela Sérvia, Eslovênia, Hungria, Montenegro e Bósnia-Herzegovina. Com a fragmentação da Iugoslávia em diversas nações, a Croácia, através de um plebiscito em 1991, obteve sua independência, após anos de confrontos com os sérvios. 

Mais de mil ilhas e destino de cruzeiros marítimos
Atualmente, o turismo tem alavancado a economia e tornado a Croácia um dos destinos turísticos mais interessantes do Velho Continente. O país, com cerca de 4,3 milhões de habitantes, possui 1.135 ilhas e um litoral muito disputado por barcos e iates de europeus em busca de um lugar tranquilo pra ancorar e desfrutar de suas águas cristalinas. 

Do arquipélago de Zadar até Dubrovnik, ao sul, passando pelo paraíso do windsurfe em Brac e as montanhas e casas históricas de Hvar, Vis, Mljet e Jelsa, o turista fica boquiaberto com o belo espetáculo de ilhas rochosas, o mar, a história e a natureza. Há balsas que ligam as ilhas e há boas pousadas na maior parte delas. 

O conjunto de lagos que forma o Parque Nacional de Plitvice Lakes e a  culturalmente rica capital Zagreb são outros pontos obrigatórios em uma visita ao país.

Zagreb, a capital

Zagreb é uma capital com avenidas largas, áreas verdes e lindas construções do império austro-húngaro. A cidade é a maior cidade da Croácia e fica às margens do Rio Sava, próxima à fronteira com a Eslovênia. Zagreb transita entre uma cidade cosmopolita da Europa Ocidental e o charme típico do Leste Europeu. 

A cidade divide-se em duas partes: Gornji Grad (Cidade Alta), uma espécie de núcleo medieval, e Donji Grad (Cidade Baixa), a face mais moderna, com ótimos museus, galerias, parques, teatros.

A Cidade Alta remonta as origens medievais, quando ocorreu a fusão entre vilas inimigas Kaptol e Gradec, cada uma no topo de uma colina. Kaptol, protegida por sua catedral gótica de 1903 e Gradec, de características mais comerciais que abriga a linda Igreja de São Marcos, do século 13. O telhado do templo é decorado com xadrez vermelho e azul que se tornou depois o brasão de armas da Croácia, a partir do século 16.

Na Cidade Alta pode-se caminhar pelas muralhas medievais de Zagreb, onde se consegue ter a noção real da beleza da cidade. Chega-se até lá através de um funicular – espécie de trenzinho que percorre menos de 100 metros entre as partes baixa e alta da capital. Outro passeio interessante é caminhar pela Rua Tkalciceva – uma espécie de calçadão só pra pedestres que abriga interessantes bares e ótimos cafés. 

Litoral fascinante
Entre as mais de mil ilhas que cercam o litoral croata estão alguns dos destinos mais procurados pelos viajantes, como Krk e Pag. Split, dona de uma vibrante energia urbana aliada à típica atmosfera costeira, é ponto de partida para ilhas como Hvar e Korcula. Como se não fosse o suficiente, seu lindo centro histórico guarda o imponente Palácio de Diocleciano.


Dubrovnik apresenta belíssimas praias e um incrível centro histórico, cujas ruas de mármore, vielas de escadarias, prédios barrocos e igrejas antigas são protegidas por uma muralha muito bem preservada. Localizada entre o mar Adriático e a montanha Biokovo, a pequena vila de Brela já entrou na lista da revista Forbes há alguns anos como uma das dez mais belas praias do mundo. 


Na cidade de Bol, na ilha de Brac, resorts e iates desfilam por toda a extensão do litoral. A praia mais famosa é a de Zlatni Rat. O lugar reserva um cenário impressionante: uma lingueta de areia avança no mar e muda de acordo com o ângulo que se olha. 

Parque Nacional dos Lagos Plitvice
Zagreb fica a 130 km do Parque Nacional Plitvice, onde os turistas se surpreendem com a beleza do conjunto de 16 lagos, conectados por uma série de cachoeiras e águas com indescritíveis tons de cores que variam do azul ao verde. O parque, considerado Patrimônio da Humanidade pela UNESCO, é formado por uma rica fauna e flora com mais de 1200 espécies de plantas, 55 tipos de orquídeas, 161 espécies de pássaros e 321 espécies de borboletas.


Aromas e sabores
A gastronomia croata recebe grande influência de outros países do litoral do Mediterrâneo, como a Itália, Espanha, Grécia, Turquia, onde o peixe fresco é um ingrediente de destaque. Em Zagreb, quem aprecia aromas e sabores, cores e texturas tem que visitar o mercado ao ar livre Dolac, que desde 1930 recebe produtores locais que comercializam de frutas a verduras, de peixes a flores, tudo orgânico, colorido, cheiroso e apetitoso. No mercado, podem-se encontrar os biscoitinhos “paprenjak”, feitos de mel e pimenta, ou comprar de lembrança para as crianças as “tamburicas”, um violãozinho típico.

Inventou a gravata
Uma curiosidade sobre o país: a gravata, peça essencial na composição do terno masculino, é uma invenção da Croácia. No final do século 17, o uniforme dos soldados do país incluía uma espécie de lenço amarrado ao pescoço, o cravat. A peça caiu no gosto dos franceses e depois fez sucesso em todo o mundo.