Simplesmente Vinho

Degustação na Santos Arquidecor

14/07/2018

Enoleitores,
No mês de junho durante a Santos Arquidecor fomos convidados por Murilo Rodrigues da Wine To Go para uma degustação conduzida por Orlando Rodrigues Jr, sócio proprietário da importadora Premium, sediada em Belo Horizonte – Minas Gerais.

Foi um evento muito agradável num “roof top” muito bem decorado , numa noite fresca e de lua cheia , aonde o papo sobre a cultura do vinho e o gostinho agradável da bebida, embalou o assunto por algumas horas.

Iniciamos a degustação com um vinho branco bem diferente , da região da Gasconha , situada no sudoeste da França ao sopé dos Pirineus e divisa com Espanha, esta localidade era apenas conhecida como produtora de Armagnac, um aguardente vínico , e as uvas eram basicamente cultivadas para este fim. Atualmente, já há uma nova geração de enólogos cuidando das vinhas para a produção de vinhos melhores dentro de um valor mais acessível , como é o caso do Domaine Horgelus Colombard-Sauvignon blanc 2016, um vinho de corpo leve, na cor amarelo palha, reflexos verdeais, transparente, brilhante ; aromas de frutas cítricas como limão siciliano, leve floral , ervas; na boca seco levemente adocicado, fresco, elegante , média persistência .

Passamos ao tinto Volpaia Citto Toscana IGT 2015, um corte de sangiovese e cabernet sauvignon, produzido pelo Castelo de Volpaia, para se beber jovem , com uvas selecionadas da região do Chianti e de Maremma, equivalendo a um mini super toscano, mostrou-se uma surpresa agradável o tinto na cor vermelho rubi intenso, halo de prontidão , brilhante , média transparência; exalava frutas negras , cereja, no paladar seco, acidez ok, taninos finos e macios , longo , deixando uma cereja madura no final de boca .

O terceiro e último vinho servido, foi o Fabre Montmayou Reserva cabernet franc 2015, um tinto argentino de Mendoza , este varietal nos surpreendeu revelando-se um vinho na cor vermelho rubi violáceo , brilhante; no olfativo percebia-se frutas negras , especiarias, toque herbáceo; no gustativo seco, boa acidez, taninos finos e macios, longo deixando uma fruta madura no sabor final .

Foi uma noite diferente , onde a benemerência esteve presente reunindo muitas pessoas interessadas em conhecer mais sobre este vasto universo , e nos permitindo descobrir bons vinhos que nem imaginaríamos adquirir para beber.

Enoabraços e uma ótima semana a todos!