Beleza

Micropigmentação: saiba tudo sobre a técnica

14/07/2018

A micropigmentação é uma técnica que tem crescido cada vez mais no mercado. A promessa de uma maquiagem definitiva para sobrancelha, olhos, lábios, auréola e até couro cabeludo tem enchido os olhos do mundo fashion e se tornado componente importante para amantes de beleza.

A princípio, o procedimento é feito com auxílio de um dermógrafo, equipamento elétrico semelhante a uma caneta de uso específico, e com agulhas descartáveis que são inseridas na ponta deste aparelho, explica a micropigmentadora Nívia Fernandes. “Inicialmente é feita uma avaliação, em seguida, a criação do desenho para aprovação do cliente, e então é realizado o procedimento com a penetração da agulha e aplicação do pigmento superficialmente na pele”, detalha.

O processo é recomendado para pessoas que desejam apenas corrigir falhas á aquelas que querem evidenciar traços naturais, tais como sobrancelhas mais cheias e arqueadas, olhos mais marcados, bocas mais coradas e auréolas menos pálidas. 

A micropigmentadora garante que a maioria das mulheres e homens, maiores de idade, podem se submeter à técnica. “O procedimento é contraindicado apenas para grávidas e lactantes, para quem tem diabetes descontrolada, doenças de pele, portadores de marca-passo, e para aqueles que têm tendência a desenvolver queloides. Em alguns desses casos ainda pode ser realizado caso o cliente tenha a autorização de um médico”, esclarece.


A durabilidade da aplicação é em média 15 meses, mas esse tempo pode variar dependendo do tipo de pele e dos cuidados do cliente. “Não lavar a região por 24h; usar creme umectante por quatro dias; lavar a região com sabonete neutro e secar com papel toalha descartável para evitar contaminação com toalha; não expor a região ao sol, mar, piscina por 15 dias; beber bastante agua, evitar gordura e alimentos industrializados e frutos do mar por uma semana” são alguns cuidados que a profissional cita como necessários.

Além disso, durante o processo de cicatrização, que é quando o organismo expulsa parte do pigmento da pele, há um clareamento de cerca de 50% do resultado obtido no dia da realização da micropigmentação, fato este que pode ocasionar o aparecimento de falhas no desenho.


Em decorrência disso, é necessário que o cliente retorne ao estúdio entre 30 a 45 dias após o procedimento para avaliação de uma possível necessidade de retoque. “Cabe ressaltar que pessoas com pele mais oleosa tendem a ter menor fixação do pigmento na pele do que pessoas com a pele norma ou seca”, finaliza Nívia. 

 

Serviço

Nívia Fernandes Micropigmentação
Local: Akira Tattoo Studio (Av. Marechal Deodoro, 49, sl. 32, Gonzaga, Santos)
Telefone: (13) 97403-5619 e 3327-6957.
Horário de funcionamento: segunda a sábado das 9h30 às 19h.