Notícias

O uso de finasterida

02/07/2018

A próstata masculina é um órgão que produz e secreta o fluido seminal que nutre e transporta o esperma.

 

Ao ejacular, o homem libera esse fluído associado aos espermatozoides. A uretra elimina tanto a urina quanto o fluido prostático. Para isso, a próstata envolve anatomicamente a uretra. A hiperplasia benigna prostática é uma condição de crescimento não tumoral da próstata, natural na maioria dos homens, e não necessita de intervenção medicamentosa ou cirúrgica, salvo obstrua a uretra e dificulte urinar.

 

Se necessário, são prescritos finasterida ou dutasterida, que impedem a produção de um derivado da testosterona responsável pelo crescimento da próstata. Ambos medicamentos são efetivos e têm como reações adversas: diminuição da libido, disfunção erétil, distúrbios da ejaculação e aumento das mamas (ginecomastia, em no máx. 2% dos usuários).

 

Podem ser associados a outros medicamentos para facilitar a micção, mas também é importante adotar práticas não medicamentosas como reduzir o consumo noturno de água, de cafeína e de álcool. Deve-se evitar o uso de descongestionantes nasais e antialérgicos.

 

Existem evidências científicas de que o consumo regular de licopeno pode reduzir a incidência de hipertrofia benigna da próstata, mas isso não pode ser considerado como um medicamento preventivo. Mas sua ingestão diária é um bom hábito de vida. Ele está presente em tomates e seus produtos, mamão, pitanga e goiaba.

 

Mais recentemente foi relatado que a finasterida pode provocar alterações de humor, depressão e ideação suicida. A EMA, agência regulatória europeia, passou a exigir que essas reações adversas estejam presentes na bula, ainda que não seja uma reação comum. Além do uso ne hiperplasia benigna, a finasterida também é usada para tratar a perda de cabelo padrão masculino em homens, a alopecia.

 

A próstata também pode ser acometida por câncer, que é o segundo mais comum entre os homens. É mais comum a partir dos 65 anos e não está, necessariamente, vinculada a Hipertrofia Benigna da Próstata. A incidência familiar é grande e, portanto, filhos precisam ficar alertas se houver caso no pai, irmãos ou em avós.

 

A prevenção se dá mantendo-se hábitos saudáveis de vida. Vários estudos comprovam a importância em manter uma dieta rica em frutas, verduras, legumes, grãos e cereais integrais, e com menos gordura, principalmente as de origem animal. Além disso, fazer, no mínimo, 30 minutos diários de atividade física, manter o peso adequado à altura e diminuir o consumo de álcool.