Notícias

Cinco alimentos para reforçar o sistema imunológico no inverno

19/07/2018

A ocorrência de gripes e resfriados aumenta durante o inverno. Para evitar ficar doente, é preciso fortalecer o sistema imunológico com o consumo de alimentos ricos em vitaminas, minerais e antioxidantes. A nutricionista Ione Leandro, da Onodera Estética, sugere cinco alimentos para serem incluídos no cardápio:

 

Castanha-do-Pará – A oleaginosa é rica em selênio, antioxidante que ajuda a combater os radicais livres, além de turbinar o sistema imunológico. Recomenda-se o consumo de duas a três unidades por dia.

 

Alho – Poderosa fonte de aliina e alicina, substâncias antioxidantes, ajuda a combater infecções e inflamações, auxiliando também no combate a gripes. Pode ser usado nas preparações de refeições ou em cápsulas.

 

Vegetais verde-escuros – Brócolis, couve, couve de bruxelas, rúcula e espinafre possuem ácido fólico e vitaminas A, B6 e B12, que ajudam na resistência às infecções. Estes alimentos também são ricos em ácido fólico, nutriente que participa da formação de glóbulos brancos, responsáveis pela defesa do organismo.

 

Frutas cítricas – Por conter alta dose de vitamina C, frutas como Laranja, acerola, limão, kiwi, e morango aumentam a imunidade. Também são ricos em antioxidantes, fibras, flavonoides e possuem propriedades anti-inflamatórias.

 

Iogurte natural – Rico em lactobacilos com propriedades probióticas, o iogurte natural melhora a flora intestinal e fortalece o sistema imunológico.