Destinos no Exterior

Próxima parada, Qatar!

21/07/2018

Acabou a Copa da Rússia e a próxima parada é o Qatar, um pequeno e riquíssimo país encravado no Golfo Pérsico que será a sede do campeonato mundial de futebol em 2022.

 

Até poucas décadas, as terras desérticas do ex-protetorado britânico eram habitadas por pescadores, criadores de pérolas e camelos. A descoberta e a exploração de petróleo e gás transformaram a realidade do país, que hoje ostenta um dos maiores PIB per capita do planeta e vem criando estrutura e meios para tornar-se um polo cultural, educacional e tecnológico dentro do Oriente Médio.

 

O Estado do Qatar se estende por uma península de cerca de 200 km de extensão e 100 km de largura, cobrindo uma área total de 11.581 km² (duas vezes o Distrito Federal), incluindo uma série de ilhas e ilhotas. O país tem fronteira terrestre e marítima com a Arábia Saudita e também fronteiras marítimas com o Bahrein, Emirados Árabes Unidos e Irã. Sede da rede de TV Al Jazeera, o Qatar é considerado o país mais seguro da região, por isso a maior base aérea americana fora dos Estados Unidos está implantada em Doha, a capital.

 

Doha, a capital

 

A maior parte de população do Qatar – cerca de 2,7 milhões de habitantes –está concentrada na capital, Doha, e em seus arredores. Doha é uma metrópole frenética, com arrojados edifícios, importante centro comercial, cultural e de entretenimento, tem excelente comunicação com o mundo através de moderno porto, aeroporto e telecomunicações.

 

Entre as atrações estão o Museu Nacional de Catar, o Centro de Artesanato e tradicionais bazares. A Livraria Nacional é uma instituição muito bem equipada com rica coleção de livros, raros volumes e manuscritos. A cidade é também bem conhecida por suas finas mesquitas. A principal é Al-Rayan, localizada cerca de 7 km do centro da capital, em uma elegante área com palácios, edifícios de alto padrão e pista de corridas de cavalo.

 

Museu de Arte Islâmica

Abriu suas portas em dezembro de 2008 e é uma construção moderna assinada pelo arquiteto I.M Pei, o mesmo responsável pela pirâmide do Museu do Louvre, em Paris. O museu é um dos ícones arquitetônicos da cidade e exibe uma das mais completas coleções de arte islâmica do mundo, com peças do Irã, Ásia Central, Egito, Síria e Turquia. A entrada é gratuita.

 

Calçadão à beira-mar

Um passeio pela Corniche é uma obrigação durante a visita a Doha. É um calçadão de 7 km à beira-mar que corre paralelo às águas quentes do Golfo Pérsico, estendendo-se do porto de Doha até a pirâmide do Hotel Sheraton. Um espaço para praticar esportes, fazer piquinique ou simplesmente caminhar sem pressa. Ao longo do Corniche o turista terá a oportunidade de visitar muitas das atrações locais, como o Museu de Arte Islâmica, o Souq Waqif e o Mercado do Ouro.

 

Mercado beduíno

Os tradicionais mercados árabes são chamados de souqs. O Souq Waqif é o mais turístico deles no Qatar. Construído onde antes funcionava um antigo mercado beduíno, o Souq Waqif foi remodelado, mas manteve o tradicional desenho dos mercados árabes. Numa rua principal encontram-se restaurantes para todos os gostos, além de cafés, sorveterias e lojas variadas. Margeando a rua principal há várias ruelas, repletas de pequenas lojas onde se encontra de quase tudo: de jóias e tecidos a bugigangas, objetos de arte e uma infinidade de especiarias. Deve-se pechinchar sempre!

 

Mercado dos Falcões

Num prédio anexo ao Souq Waqif encontra-se o Mercado dos Falcões, que comercializa aves já adestradas, além de acessórios para Falcoaria – a arte de cuidar e treinar falcões para caça que tem forte tradição nos países do Golfo da Arábia.
 

Mercado do Ouro

O Gold Souq é formado por um conjunto de pequenas lojas dispostas numa área de um quarteirão, onde se encontra de jóias exclusivas feitas à mão a peças copiadas e inspiradas em designs famosos e, ainda, importadas.
 

Vila Cultural

Do outro lado da cidade está a Katara ou Cultural Village, concebida com o objetivo de estimular e compartilhar diversas manifestações culturais. Além dos modernos teatros, salas de concertos, cinemas, galerias de arte e uma linda vista para o mar, a experiência multicultural é refletida na grande variedade de restaurantes instalados na Katara, que oferecem gastronomia de vários países.

 

Safari no deserto
Um dos pontos altos por lá é o passeio em carros 4×4 pelas dunas até o Island Sea, onde o Qatar faz fronteira com a Arábia Saudita. É possível  fazer passeios de ½ dia, dia inteiro ou ainda vivenciar a experiência de passar a noite num acampamento tipicamente beduíno no deserto. Passeio de camelo e de quadriciclo são outras opções.