Em Off

Apoio do centrão garante mais tempo de TV e fôlego a Alckmin

21/07/2018

A candidatura do ex-governador de São Paulo, Geraldo Alckmin (PSDB), ganhou fôlego nesta quinta-feira (19) com a decisão do chamado centrão (DEM, PP, PR, SD e PRB) de aderir à campanha do tucano. O anúncio oficial do apoio deve ser formalizado na próxima quinta-feira (26).

Os partidos que integram o centrão estavam indecisos entre apoiar Alckmin e o ex-ministro e ex-governador do Ceará, Ciro Gomes (PDT), mas na quinta decidiram marchar com o tucano. O último líder a ser convencido foi o presidente da Câmara, Rodrigo Maia (DEM), que preferia Ciro Gomes. Maia foi convencido com o argumento de que Ciro é muito explosivo, não consegue controlar a própria língua e poderia, por seu temperamento, jogar fora a eleição.

 

Vice definido
No acordo acertado com o centrão, ficou estabelecido que o empresário Josué Alencar (PR-MG) será o vice na chapa de Alckmin e definido o apoio de todo o grupo para a reeleição de Rodrigo Maia para a presidência da Câmara. Josué, filho de José Alencar, já falecido e vice-presidente no governo Lula, era um nome cobiçado para ser vice do candidato do PT neste ano.

No acordo, o ex-governador de São Paulo também se comprometeu a apoiar a candidatura de Eduardo Paes (DEM) ao governo do Rio de Janeiro.

Com o apoio do centrão Alckmin ganha fôlego em vários estados e maior tempo na propaganda eleitoral em rádio e televisão, grande aposta do grupo para que a candidatura comece a deslanchar. Atualmente o tucano é apenas o quarto colocado na corrida presidencial, com índices que variam de 7% a 9% nas pesquisas eleitorais. Fechado o acordo, Alckmin será o candidato com maior tempo de TV.