Leitura

Curso de História e Literatura na América Latina abre inscrições

23/07/2018

Com os temas Violência, Exílio e Cidade, a Associação Cultural José Martí da Baixada Santista promove, a partir deste sábado (28/7) a terceira edição do curso História e Literatura na América Latina, em parceria com o jornalista e mestre em História Social Alessandro Atanes. Serão quatro encontros, sempre aos sábados, das 15 às 17h. 

O primeiro encontro é dedicado às histórias de crime e violência de Jorge Luis Borges, um lado B do autor conhecido mais por seu intelectualismo e jogos filosóficos, mas que escreveu também sobre lutas de facas, vinganças e conjuras.

Em 4 de agosto, o tema é o horror das ditaduras latino-americanas na obra do chileno Roberto Bolaño, além da própria violência do continente mostrada no romance póstumo "2666", cujo tema é a série de assassinatos de trabalhadoras pobres no deserto de Sonora, México.

O terceiro encontro, em 11 de agosto, mostra histórias e autores no exílio, como o próprio Bolaño, além de Julio Cortázar e Mario Benedetti. O curso chega ao fim em 18 de agosto com o tema Literatura e cidade a partir de reflexões da ensaísta e crítica cultural argentina Beatriz Sarlo.

 

O valor é R$ 80 (curso completo) ou R$ 25 (aula avulsa), com certificado. Inscrições são feitas pelo e-mail [email protected]. A José Martí fica na Rua Joaquim Távora, 217, Vila Belmiro, Santos. Mais informações na página do evento.