Beleza

5 dicas para cuidar dos cabelos cacheados no inverno

23/07/2018

Embora muitas pessoas amem o inverno, o tempo gélido e o vento cortante acabam prejudicando a saúde dos cabelos, principalmente porque, na maior parte do ano, o Brasil está acostumado com temperaturas abafadas e a secagem rápida dos fios, após a lavagem. Então, como é possível cuidar corretamente dos cachos e mantê-los bonitos durante o inverno e suas baixas temperaturas?

 

Antes é importante lembrar que os cabelos cacheados têm características que merecem atenção. O fio do tipo 3ABC é, por exemplo, naturalmente mais ressecado e exige uma rotina de cuidados intensa, em termos de hidratação, nutrição e reconstrução. Esse fator significa que, mesmo durante o inverno, esses cuidados não devem ser negligenciados. Confira as dicas:

 

1. Como lavar o cabelo no inverno?

Lavar as madeixas com frequência é uma questão de higiene, pois o couro cabeludo sua e precisa ser limpo. Mas, nos dias de baixas temperaturas, o segredo está em analisar a condição dos fios e somente lavá-los quando for preciso. É válido destacar que a ação de lavar as madeixas todos os dias, principalmente durante esse período, pode deixá-los ainda mais suscetíveis ao ressecamento. Por isso, a dica é intercalar as lavagens.  

 

2. Qual a temperatura ideal?

Muito embora o banho mais confortável durante o inverno seja com água quente, a alta temperatura da água é muito prejudicial à saúde do cabelo. Nesse caso, ao fazer a lavagem dos fios, priorize a água morna e deixe que ela caia nas madeixas somente durante o processo de limpeza.

 

3. Cronograma capilar, sim!

Como dito, o cronograma capilar é fundamental para os fios cacheados, inclusive durante os dias com temperaturas mais frias. Assim, a principal dica é turbinar o efeito das hidratações, nutrições e reconstruções, potencializando a máscara de tratamento com óleos vegetais da sua preferência, prolongando, assim, a saúde dos cabelos.

 

4. Cabelo sempre seco!

Além de todos esses cuidados, a secagem do cabelo precisa ser completa. Isso porque a negligência nesse sentido pode comprometer a saúde das madeixas, provocando o surgimento de fungos, além de deixar os fios quebradiços, frágeis e arrepiados. Para auxiliar nesse processo, contar com o uso do difusor é uma ótima saída, mas vale lembrar que a temperatura também não deve ser muito quente, para não queimar/ressecar os cachos.

 

5. Day after duradouro é a melhor saída

Diante de tudo isso, a melhor saída para não sofrer com as madeixas no inverno é, de fato, caprichar no day after. Um day after duradouro facilita muito a rotina e possibilita o uso de toucas, turbantes, faixas e outros acessórios que ajudam a prolongar a vida dos cachinhos, mantendo os fios saudáveis por mais tempo.

 

Agora que você já conhece as principais dicas para cuidar dos cabelos cacheados no inverno, basta focar na saúde dos fios e caprichar na manutenção dos cachinhos para obter um ótimo day after!