Notícias

Dicas para organizar a cozinha

28/07/2018

Para muita gente, a cozinha é o local da casa mais prazeroso. Principalmente, para quem adora passar horas entre temperos e panelas, testando receitas e inventando pratos. Por ser um espaço de grande movimento, a cozinha é o ambiente mais difícil e, consequentemente, de manter a ordem durante muito tempo. Separamos algumas regrinhas e dicas para que sua cozinha se mantenha um espaço organizado e agradável. Confira:

 

Bem distribuído

Planejar a distribuição dos eletrodomésticos e das áreas principais da cozinha pode ajudar (e muito) a manter o espaço organizado. Os arquitetos levam em consideração uma regra chamada “triângulo de atividade” que consiste em criar fácil acesso em três pontos da cozinha: pia, fogão e geladeira. 

 

Se o seu espaço permitir, mantenha os eletrodomésticos, como micro-ondas e fornos, embutidos no armário. Já os pequenos devem ser mantidos em armários mais altos, posicionando na parte da frente os aparelhos de uso cotidiano. Dessa forma você desobstrui as bancadas, que costumam ser um espaço muito útil na hora de cozinhar.

 

Muita luz!

Uma boa iluminação na sua cozinha contribui para que o ambiente fique se torne mais fácil de organizar e de desenvolver as atividades diárias. Além da iluminação central, instale outros focos de luz em pontos estratégicos, como luminárias pendentes em cima das bancadas e ilhas ou spots de LED no espaço livre entre a bancada e os armários. 

 

Amigos úteis

Boas opções para quem tem falta de espaço na cozinha são os nichos e prateleiras abertas. Neles você pode colocar aquele seu conjunto de louça mais bonito e colorido, liberando espaço nos armários a ainda decorando a cozinha.

 

Otimize

Se a quantidade de armários do seu ambiente parece insuficiente para guardar todos os utensílios, eletrodomésticos e alimentos faça uma limpa em tudo que não utiliza mais. Separe também os eletrodomésticos e utensílios de uso frequente dos de pouco uso. Mantenha as panelas em armários próximos ao fogão; copos próximos da geladeira. Separe toda a louça do dia a dia por categorias na hora de guardá-las nos armários: pratos, pires, potes travessas, xícaras devem estar agrupados. Dessa forma será mais fácil encontrar o que procura e retornar cada coisa em seu lugar na hora de guardar.