Notícias

Agosto Laranja conscientiza sobre a Esclerose Múltipla

28/07/2018

O Agosto Laranja é o movimento que acontece este mês em várias cidades brasileiras com ações de conscientização sobre a Esclerose Múltipla (EM), doença autoimune e degenerativa, ainda sem cura, que afeta cerca de 2,5 milhões de pessoas no mundo, 35 mil no Brasil. Em Santos, a Associação do Litoral Santista de Amigos e Portadores de Esclerose Múltipla – AlsapEM – preparou extensa programação que será aberta neste domingo, dia 5, prosseguindo até 30 de agosto, Dia Nacional de Conscientização da Esclerose Múltipla. 

 

A doença – A esclerose múltipla é uma doença autoimune (o sistema imunológico ataca o próprio corpo) que afeta o sistema nervoso central (cérebro e medula espinhal) causando danos na fala, equilíbrio, visão, coordenação. A doença pode acometer pessoas de todas as idades e sexos, mas, na maioria das vezes, os primeiros sintomas se manifestam em mulheres e em indivíduos de 18 a 45 anos.

 

A doença não é hereditária e até hoje não se sabe o que a causa e nem a sua cura, mas há tratamentos eficazes que controlam os sintomas e reduzem a progressão da incapacidade física. Dentre os principais sintomas estão fadiga, problemas de visão (diplopia, neurite óptica, embaçamento), problemas motores (perda de força ou função, perda de equilíbrio), alterações sensoriais (formigamento, sensação de queimação).

 

A descoberta da esclerose múltipla pode afetar de forma significativa a autoestima do paciente.  Para enfrentar o problema, o ideal é buscar ter hábitos de vida mais saudáveis, auxílio médico e amparo emocional.  

 

Programação em Santos

A programação da AlsapEM começa neste domingo (5), a partir das 7h, quando acontecerá um Treinão em Movimento, na Praça das Bandeiras, no Gonzaga, com a participação de professores de educação física da Unimes. O evento, que tem a parceria da AGEM- Associação de Goiânia, acontece em vários estados ao mesmo tempo.

 

Na sequência, às 9h30, tem início a 1ª Caminhada EsclerOUSADOS – Ousando a Cada Passo, que sairá da Praça das Bandeiras pela orla da praia até a Avenida Conselheiro Nébias. A atividade contará com o apoio da Escola de Enfermagem Modelo.

 

Segunda-feira (6), às 19h, lançamento do projeto de apoio a familiares e cuidadores de pacientes com EM, sob orientação da psicóloga Thaís Santos. Será na Estação da Cidadania, na Avenida Ana Costa, 340. Na quinta (9), o professor de educação física Cláudio Scorcione fará a palestra “A Importância do Fortalecimento Físico para a EM”. Será às 19h na Rua Júlio Conceição, 238/240, Vila Mathias.

 

A programação continua no sábado (11) com o 2º Bazar EsclerOUSADOS, das 11 às 18h, na Sociedade de Melhoramentos da Encruzilhada, Praça Champagnant s/n. Dia 19, das 11 às 17h, piquenique solidário na Lagoa da Saudade, no Morro da Nova Cintra. Dia 21, às 18h, roda de conversa sobre luta e superação com testemunhos de pacientes na Unifesp, Rua Campos Melo, 144. No dia 26, a partir das 8h, passeio ciclístico com concentração no Teatro Municipal, Avenida Pinheiro Machado s/nº, Vila Mathias.

 

Já no dia 26, às 11h, acontece a 1ª Motociata Agosto Laranja, passeio motociclístico pelas ruas da cidade, com a participação de pacientes de EM. Antes, show da banda Autêntica. O ponto de encontro será o Teatro Municipal. A programação em Santos será encerrada dia 30, às 19h, com abraço EsclerOusados Unidos, em volta da Praça da Independência, no Gonzaga.