Simplesmente Vinho

A Borgonha e suas peculiaridades!

28/07/2018

Enoleitores,

 

A Borgonha é umas das regiões mais importantes de cultivo e produção de vinho no mundo. Ela têm características próprias e diferentes de outras, e para que possamos aprender melhor vou passar alguns pontos importantes para adentrarmos no entendimento desta localidade tão fascinante e complexa…

 

Vamos iniciar explicando a noção de terroir, uma palavra que desconheço em português ou inglês, pois este pequeno termo engloba muitos aspectos para se formar, é considerado a somatória de: constituição do solo – localização do solo – inclinação – elevação – proximidade de bosques – exposição ao sol – índice de chuvas – influência de ventos – nevoeiros – geadas – amplitude térmica, entre os mais importantes , e somado a isso outra grande influência é a maneira como o enólogo, neste caso o “vigneron”, o vinifica. Outra peculiaridade, não há o termo correspondente a enólogo, pois ali a importância maior é dada ao conjunto, ou seja, a pessoa que vinifica deve ter a menor interferência possível, deve respeitar os processos da natureza.

 

A filosofia Biodinâmica de Rudolf Steiner, se encaixou muito bem, grande maioria dos produtores adorou o sistema de restauração da saúde orgânica do solo e das videiras. Os viticultores franceses tradicionalmente respeitam as fases da lua e estrelas, costumam programar a trasfega e o engarrafamento do vinho respeitando os ciclos lunares. Estes vinhos tornam- se consequentemente organicos, já que os adubos provém de composto animais, crina de cavalo e plantas. Alguns até admitem que não entendem bem o sistema, mas confirmam a melhora na qualidade das uvas e dos vinhos.

 

Outro aspecto que precisamos entender é histórico, pois na época de Napoleão houve a implantação de uma nova legislação na lei de sucessão, obrigando que na morte do proprietário as terras fossem igualmente divididas entre os filhos do falecido. Resultando que as propriedades fossem desmembradas entre herdeiros, assim alguns vinhedos ficaram reduzidos , principalmente entre os Grand Cru, encontra- se até hoje pequenos terrenos com uma ou duas filas de vinhas, de cada proprietário, porisso as vinícolas da Borgonha costumam ser pequenas. As maiores vinícolas geralmente pertence, aos negociantes, isto é, estes complementam as suas colheitas comprando uvas de pequenos agricultores para criar volume de produção.

 

Agora fica um pouco mais razoável compreender o motivo de se beber dois borgonhas da mesma uva, mesmo lugar, cultivado e produzido pelo mesmo vinhateiro, revelando uma nítida diferença entre ambos. 

 

Enoabraços e uma ótima semana a todos!