Em Off

Uma semana difícil para João Doria

28/07/2018

Líder nas pesquisas de intenção de voto ao governo de São Paulo, o tucano João Doria teve uma semana bastante difícil. Os abacaxis começaram quando seu coordenador de programa de governo, o economista Roberto Giannetti da Fonseca, teve de pedir desligamento da equipe após ter seu nome envolvido em um suposto esquema de corrupção e lavagem de dinheiro. A operação, denominada Zelotes, está sendo conduzida pela Polícia Federal.

Giannetti é suspeito de integrar um esquema de pagamento de propinas para integrantes do Carf (Conselho Administrativo de Recursos Fiscais) para ajudar a Siderúrgica Paranapanema a se livrar de multas que, em valores atualizados, chegam a R$ 650 milhões. A empresa do economista teria recebido R$ 8 milhões.

Giannetti, que se afastou da campanha para fazer sua defesa, alega inocência e diz que sempre se pautou por procedimentos éticos. De todo modo, as suspeitas contra o coordenador de programa de governo de Doria representam um duro golpe na campanha do tucano, já que o combate à corrupção será um dos temas mais em evidência durante o processo eleitoral.