Destinos no Exterior

O encantador centro de Portugal

04/08/2018

Com inúmeros patrimônios da UNESCO, um litoral que é o paraíso dos surfistas, aldeias históricas, gastronomia riquíssima, vinhos inesquecíveis, natureza exuberante e muita cultura, a região central de Portugal, com 2,3 milhões de habitantes, é o destino ideal para quem pensa em se aventurar por terras lusitanas. E é fácil circular por lá. As distâncias entre uma cidade e outra são curtas. A principal delas, Coimbra, está a apenas 200 km de Lisboa e a 135 km do Porto. Confira algumas paradas obrigatórias:

 

Coimbra
O fervor da tradição acadêmica está presente na vida cotidiana da cidade universitária. Coimbra também é a cidade dos poetas e do fado; a terra de Inês de Castro e do rei D. Pedro, personagens históricos que viveram a mais famosa e, provavelmente, a mais trágica história de amor portuguesa. Da grandiosidade da Biblioteca Joanina ao simbolismo do Convento de Santa Cruz, a antiga capital do reino fervilha com testemunhos do passado. 

 

Vila de Óbidos  
A encantadora Vila de Óbidos fica uma hora de Lisboa e é cercada por muralhas. Dentro delas respira-se um alegre ambiente medieval feito de ruas tortuosas, velhas casas caiadas de branco com esquinas pintadas de azul ou de amarelo, de vãos e janelas manuelinas, hoje ocupadas por lojinhas e pequenos e charmosos restaurantes e cafés, repletos de turistas.

 

Santuário de Fátima

Um dos principais destinos de turismo religioso do mundo, a pequena cidade de 10 mil habitantes está a 130 km de Lisboa. A cidade recebe  milhares de peregrinos o ano todo e carrega uma energia especial de muita positividade. Entre os pontos de devoção estão o Santuário de Fátima, a Capela das Aparições, a Igreja da Santíssima Trindade e a Via Sacra percorrida a partir de Aljustrel – aldeia onde estão as casas em que viveram os três pastorinhos que teriam visto a santa.. Dia 9 de agosto estréia nos cinemas brasileiros o documentário “Fátima, o Último Mistério”.

 

Tomar
É o sítio mais importante de história templária do mundo; lá se encontram um castelo e uma igreja majestosos, praticamente intactos. A Ordem do Templo existiu de 1118 a 1307, quando o Papa mandou suprimi-la e confiscar-lhe os bens. Em Portugal reinava D. Dinis, que obedeceu ao comando, mas reclamou os seus bens para o estado e fundou a Ordem de Cristo. Foi a maneira de os Templários continuarem em Portugal. 

 

Figueira da Foz
Na ensolarada cidade da foz do Mondego, situada a 40 km de Coimbra, as extensas praias de areia branca e macia convidam a férias tão repousantes quanto divertidas.

 

Aveiro
A Ria de Aveiro, a rede de canais e ilhas que vale à cidade a fama de “Veneza portuguesa”, domina a paisagem, colorida pelos barcos moliceiros que conduzem o visitante de um lado ao outro. É o que identifica a cidade dando-lhe luz e vida, e marcou de forma permanente as tradições locais. No quesito gastronomia, arrisque uma caldeirada de enguias ou um carneiro à lampantana. Na hora da sobremesa, ovos moles para despertar o paladar.

 

Peniche (foto)
As ondas tubulares, o espetáculo das manobras, a presença dos melhores surfistas do mundo fazem de Peniche o palco das mais prestigiadas competições nacionais e internacionais de surfe.

 

Alcobaça
Situada nos vales dos rios Alcoa e Baça, Alcobaça deve a sua fama e desenvolvimento ao Mosteiro ou Real Abadia de Santa Maria, que começou a ser construído em 1.178 e é classificado como Patrimônio da Humanidade pela UNESCO.  Além dos doces, o lugar é famoso pela qualidade de suas peças de cristal, olaria e cerâmica.

 

Viseu
Rodeada por serras e pelos rios Vouga e Dão, ergue-se a cidade de Viseu, importante marco da arte sacra e da arquitetura religiosa, como comprovam as várias igrejas que adornam o centro histórico. Local de importância estratégica e comercial desde tempos ancestrais, Viseu está intimamente relacionada com a história de Portugal.  

 

Batalha
A localidade da Batalha cresceu em função do Mosteiro de Santa Maria da Vitória, obra-prima do gótico português que começou a ser construída em 1.386 por ordem do rei D. João I, que a prometeu para Nossa Senhora caso Portugal derrotasse Castela na Batalha de Aljubarrota, em 1.385.

 

Serra da Estrela
O Parque Natural da Serra da Estrela estende-se por 101 mil hectares, sendo a maior área protegida portuguesa. Com variada fauna e flora, natureza exuberante, é lá que se encontra a única pista de esqui do país, a nascente de dois importantes rios e uma inesperada paisagem alpina, com panos brancos da neve que cai durante os meses de inverno. 

 

Guarda
Implantada na paisagem montanhosa da Serra da Estrela, a Guarda foi um dos mais importantes redutos de um conjunto de fortificações que defendiam a fronteira portuguesa com Castela e Leão na Idade Média. Com vestígios de ocupação humana desde a pré-história, é a cidade mais elevada de Portugal.