Notícias

Começa vacinação contra pólio e sarampo

02/08/2018

A nova campanha nacional de vacinação contra a poliomielite e sarampo começa neste sábado (6) e segue até 31 de agosto. Todas as crianças de um ano a menores de cinco (4 anos, 11 meses e 29 dias) devem ser imunizadas, mesmo aquelas que já tomaram as doses anteriores, para atualização da caderneta. O dia D de mobilização nacional será em 18 de agosto, quando os mais de 36 mil postos estarão abertos no país. 

 

A meta do Ministério da Saúde é vacinar, pelo menos, 95% das crianças para diminuir a possibilidade de retorno da pólio e reemergência do sarampo, doenças declaradas já erradicadas no Brasil. Em todo o país, 11,2 milhões de crianças devem ser vacinadas. Em Santos, o público-alvo é de 17 mil crianças.

 

Há risco das doenças retornarem

As autoridades de saúde estão preocupadas com a queda no número de crianças imunizadas. Além do próprio êxito do Programa Nacional de Vacinação, que causou no país a falsa sensação de que não há mais necessidade de se vacinar, outros fatores interferem no comportamento dos pais e responsáveis, como o desconhecimento de doenças já eliminadas; circulação de notícias falsas nas redes sociais, horários de funcionamento das unidades de saúde incompatíveis com as novas rotinas da população e o movimento contrário à vacinação que vem ganhando força em vários países.

 

A vacina é a única forma de evitar tanto a pólio quanto o sarampo. No caso da pólio, o último caso registrado no Brasil foi em 1989, mas atualmente o país enfrenta dois surtos de sarampo, um em Roraima, onde há 200 casos da doença, e outro no Amazonas, que já contabiliza 265. Além disso, o Rio de Janeiro tem dois casos confirmados e 18 em investigação. Outros casos isolados foram identificados nos estados de São Paulo, Rio Grande do Sul e Rondônia, mas são pessoas que vieram de outros países ou de estados onde o sarampo foi confirmado. 

 

Sarampo – O sarampo é uma doença viral e contagiosa. Geralmente vem acompanhada de febre e tosse persistente, irritação ocular, coriza, congestão nasal e mal estar intenso. Outro sintoma da doença são manchas avermelhadas no rosto, que progridem em direção aos pés, com duração mínima de três dias. Nos casos graves, a doença acomete o sistema nervoso central e pode complicar com infecções secundárias como pneumonia, podendo levar à morte. A doença é transmitida da pessoa doente ao tossir, espirrar, falar ou respirar. 

 

Polio – Também conhecida por paralisia infantil, a poliomielite é causada pelo poliovírus, que pode ser transmitido pelo contato direto com pessoas infectadas, principalmente por fezes, muco e catarro, mas também pelo ar. O vírus se reproduz no intestino, ataca o sistema nervoso, destruindo neurônios e provocando paralisia total ou parcial. De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), três países ainda são considerados endêmicos: Paquistão, Nigéria e Afeganistão.