Simplesmente Vinho

Descobrindo o interior da Borgonha

11/08/2018

Enoleitores,

A Borgonha, digo Beaune, é bem acessível para se atingir indo de carro , a estrada é ótima desde Paris , também pode- se ir de trem , mas um carro torna-se útil para podermos ter a liberdade de locomoção entre as principais aldeias e pequenos vilarejos fantásticos, pelas estradas vicinais .

O mais gostoso é se perder dentro das vilinhas para poder ir conhecendo e encontrando os vinhedos e propriedades rurais que sempre sonhamos assistindo às aulas, palestras ou ao degustar um Borgonha .

Vou descrever as localizações mais importantes por ser muito extensa , desde Chablis , até Beaujolais ao sul. E juntas apresentam 562 vinhedos Premier Cru mais 33 Grand Cru, além dos inúmeros vinhedos que produzem os vinhos de aldeias e os genéricos .

Como já citei a mais ao norte é Chablis , dedicada ao cultivo da uva chardonnay , aqui encontram- se sete produtores Grand Cru e dezessete Premier Cru .

Abaixo de Chablis , há uma região de vinhos tintos sem grande expressão o Irancy, e Sauvignon de Saint-Bris , um mínima área que produz Sauvignon Blanc bem cítrico. Nas proximidades entre Dijon e Santenay encontramos a famosa Côte D’Or , que é formada por duas sub regiões muito famosas, a Côte de Nuits mais ao Norte , responsável pelos belos e famosos vinhos tintos e se subdivide em Marsannay, Fixin, Gevrey-Chambertin, Morey -Saint – Denys, Chambolle- Musigny, Vougeot, Flagey-Echézeaux , Vosne-Romanée e Nuits-St.- Georges.

Localizada na parte mais ao sul , localiza- se a Côte de Beaune, responsável pelos brancos indescritíveis, embora também produza tintos em algumas localidades. Se subdivide em Pernand-Vergelesses, Ladoix- Serrigny, Aloxe-Corton, Savigny-lès-Baune, Chorey-lès-Beaune, Beaune, Pommard, Volnay, Monthélie, St.- Romain, Auxey-Duresses, Meursault,Puligny-Montrachet, St.-Aubin, Chassagne-Montrachet e Santenay . Cada aldeia produz vinhos de estilos próprios, alguns mais elegantes, outros mais robustos e rústicos, cada um revela a expressão de seu terroir.

O nome Côte D’Or refere- se a Colina de Ouro, por causa do outono quando os vinhedos se tornam todos dourados, ou então a Côte d’Orient , pois os vinhedos são orientados nesta direção para captar diariamente o sol da manhã . Há quem diga que o nome é uma referência a qualidade e valor dos vinhos .

Abaixo da Côte D’Or situa-se a Côte Chalonnaise, há cinco principais aldeias produtoras, além dos vinhos de aldeias , encontra-se vinhos Premier Cru e muitos borgonhas básicos , tintos e brancos .Este é o local ideal para se garimpar bons vinhos por um custo melhor , embora não se compare em qualidade aos da Côte D’Or.

A seguir em direção sul situa-se a Côte Mâconnais, é uma região menos íngreme, grande produtora de vinhos brancos , aqui encontra- se os vinhos de aldeia e os básicos, todos feitos de chardonnay, aqui não existem Premier cru ou grand cru , mas sim produz centenas de vinhos simples , precisa saber garimpar para comprar de qualidade .

Na porção mais sul da Borgonha situa- se a área de Beaujolais, que engloba o nome do local e do vinho feito ali, embora pertença a Borgonha , se diferenciam originando vinhos de estilo muito diferentes.

Espero que tenha conseguido passar um pouco de como se forma a Borgonha .

 

Enoabraços e uma ótima semana!