Datas Comemorativas

Dia dos Pais pelo mundo

12/08/2018

No Brasil, os pais são celebrados sempre no segundo domingo de agosto. Mas, em boa parte do mundo, o Dia dos Pais já foi comemorado. Diferentemente daqui, onde a data é essencialmente comercial, em alguns países, a origem das homenagens aos papais está ligada a tradições religiosas, fatos históricos e até no início do verão.  Confira algumas curiosidades:

Vem da Babilônia…
A primeira homenagem aos pais na história da Humanidade tem registro na Babilônia, há cerca de 4 mil anos. À época, um jovem teria usado argila para fazer uma espécie de cartão para o seu pai, em que desejava sorte e vida longa.

Por que agosto?
O Dia dos Pais no Brasil foi “importado” dos Estados Unidos pelo publicitário Sylvio Bhering. A primeira comemoração ocorreu em 14 de agosto de 1953, à época, dia de São Joaquim, pai de Maria, mãe de Jesus. Posteriormente foi escolhido o segundo domingo do mês para celebrar a data.

Terceiro domingo de junho
Cerca de 70 países, entre eles, Japão, Reino Unido, México, Peru, Canadá, França, África do Sul e Estados Unidos, celebram os pais no terceiro domingo de junho. A norte-americana Sonora Louise Smart Dodd foi a responsável pela criação da data, quando, em 19 de junho de 1910, quis homenagear seu pai. A ideia caiu nas graças dos americanos, que oficializaram junho como o mês dois pais, e foi seguida por outros países, que copiaram a data.

São José
Países de tradição católica, como Portugal, Espanha, Bolívia e Itália celebram os pais no Dia de São José, 19 de março. Entre os italianos, inclusive, há o costume de preparar um doce especial para a data, o “fritelle di San Giuseppe”.  Croácia e Suíça copiaram o dia de março para homenagear os pais.

Defensor da Pátria na Rússia
Os pais russos pegaram o embalo das comemorações do Dia do Defensor da Pátria para instituir 23 de fevereiro como o seu dia.  A data, criada em 1919, celebrava os integrantes das Forças Armadas Russas.

Países nórdicos
É no segundo domingo de novembro que islandeses, suecos e noruegueses homenageiam os pais. Na Finlândia há uma espécie de caça aos presentes, como na tradição de Páscoa brasileira: as crianças escondem a lembrancinha pela casa e dão pistas para que os papais possam encontrá-la.

Início do verão
Vinte e um de junho é o dia escolhido por alguns países do Oriente Médio para comemorar o Dia dos Pais, pois marca o primeiro dia do verão. Líbano, Egito, Jordânia e alguns territórios palestinos seguem a tradição.

Primo do Profeta
No Irã, o Dia dos Pais é celebrado no dia do aniversário de Imam Ali, primo do profeta Maomé – que cai do 13º dia do Rajab, o sétimo mês do calendário islâmico. Nesta data, além de homenagear os pais, os iranianos honram a memória de Imam Ali.