Geral

‘Carreta Mulheres de Peito’ inicia atendimento em SV

15/08/2018

A ‘Carreta Mulheres de Peito’ estacionou na Praça Tom Jobim, em São Vicente, na última terça-feira (14). Em dez minutos, a mulher realiza gratuitamente exame de mamografia, procedimento que auxilia na detecção do câncer de mama. A clínica móvel fica no Gonzaguinha até o dia 22 deste mês, e do dia 23 ao dia 31 na Subprefeitura da Área Continental. Os procedimentos são realizados de segunda a sexta-feira das 9h às 18h e sábado das 9h às 13h. Cinqüenta senhas são distribuídas antes de iniciar o atendimento.

 

“É importante que elas façam o exame, porque a doença é uma das que mais atinge as mulheres. Se descobrir no início tem 90% de chances de cura. Se descobrir em estágio avançado, o tratamento é mais complexo, podendo levar à morte”, alerta Kátia Cristina Rodrigues do Nascimento, encarregada da Unidade Móvel.

 

Procedimento – O exame só pode ser feito se a última mamografia da paciente tiver mais de um ano. As mulheres de 35 a 49 anos precisam levar RG, cartão do SUS e um pedido médico. Acima de 50 anos, apenas RG e cartão do SUS. Em caso de anormalidade nas mamas, os profissionais encaminham para o Município e a mulher realiza um exame mais detalhado.