Simplesmente Vinho

Explorando a Côte D’Or – Côte de Nuits

18/08/2018

Enoleitores,
Se você decidir visitar a Borgonha vale deixar alguns dias para explorar microrregiões, ao menos dois são essenciais, um dedicado a Côte de Nuits e outro a Côte de Beaune .

A parte mais ao norte , conhecida com Côtes de Nuits , produz quase que exclusivamente vinhos tintos , e cada aldeia expressa características próprias, cada vinho apresenta o seu terroir , por exemplo , os de Chambolle-Musigny são considerados elegantes , enquanto os de Nuit-St.-George’s são mais rústicos , e assim por diante .

Ao sairmos de Beaune , pegamos a Route des Grand Cru e deliciosamente fomos conhecer e rever algumas das pequenas aldeias , tão singulares . A primeira parada foi em Nuits-St.-Georges, passamos por Flagey-Echézeaux, seguimos para Vosne Romanée, aonde fomos passeando e curtindo os famosos terroirs dos vinhos que para nós são inesquecíveis , descendo nos diferentes terrenos e admirando o solo, o tipo da videira , as placas com os nomes dos vinhedos famosos , até chegar ao muro e à mítica Cruz do Romanée-Conti , que com certeza irei dedicar uma coluna a esta propriedade , o Domaine mais evidente.

Aproveitamos para ir ao Castelo de Clos de Vougeot, um dos grandes terroirs da Borgonha , ali os vinhedos que avistamos a volta do castelo , na realidade são subdivididos em 80 proprietários e todos produzem o chamado Clos de Vougeot .

O Castelo, datado do Sec XII, foi doado por cidadãos ricos aos monges da Abadia de Citeuax , tornando- se assim proprietários do Clos de Vougeot. Lá é a sede da primeira Confraria de Vinhos do mundo , a Confraria dos Cavaleiros du Taste Vin, que existe desde 1934 até hoje, são mais de 12mil membros.

Hoje em dia pode- se visitar o castelo , aonde numa espécie de um rústico museu pudemos conhecer um pouco da história da vinificação da antiguidade , muito legal ver as prensas e tonéis que eram utilizados, mas como tudo no mundo do vinho, cai numa lojinha.

De lá seguimos para outras aldeias pitorescas e finalizamos em Marsannay , aonde visitamos um Domaine que nos recebeu em 2005 para a colheita da uva e visita ao início do processo de vinificação, isto é , a maceração , mas esta é uma outra longa conversa…

Enoabraços e uma ótima semana a todos!