Notícias

Banda Intemporal é a grande vencedora do 4º Festival da Juventude

20/08/2018

A Banda de Pop Intemporal foi premiada, neste sábado (18) no Sesc-Santos, como a grande vencedora da final do 4º Festival da Juventude, que concorreu com a música 'Anseio'. As bandas Uelo  e Stiger, ambas de Rock que apresentaram as músicas 'Tempo' e 'Shoot on You', ficaram com o segundo e o terceiro lugares, respectivamente. Os três primeiros lugares receberam troféus, terão a música vencedora gravada em EP e serão convidadas para tocar em eventos da Prefeitura. O evento reuniu em torno de 600 pessoas. Ao todo, 10 grupos chegaram à última etapa da disputa, que teve início durante a Festa de Inverno 2018, na Arena Santos, com 28 inscritos.  

 
Durante a Final, subiram ao palco na sequência: Intemporal (Pop), Moç (Rap), +Vivos (Gospel), Cor de Canela (MPB), Herdeiros de Maria (Rock), Uelo (Rock), Usrec (Hip-Hop), Vesúvio (Rock), Stiger (Rock) e Aydan (MPB). Cada banda teve dez minutos para se apresentar para um júri composto por três especialistas que avaliaram afinação, ritmo, interpretação, harmonia, arranjo e melodia. Em meio a palmas e gritos vindos da platéia, os grupos apresentaram músicas inéditas de suas autorias.

 
Michel Habib, guitarrista e vocalista da banda vencedora disse que o grupo participou de todas as edições anteriores do Festival, mas que nunca tinham passado para a final, até este ano. "Foi a primeira vez que ficamos entre as dez melhores e ainda conseguimos conquistar o primeiro lugar, para nós foi uma surpresa". Para Michel o Festival da Juventude foi uma grande oportunidade, não apenas de ganhar conhecimento e experiência, mas de divulgar o trabalho da banda. "É muito difícil encontrar na cidade espaço para apresentar musicas autorais", revelou o músico. 

 
Valorizar talentos – “As apresentações durante a Festa Inverno contaram com muita animação e expectativa dos participantes. Acredito que todas as bandas tiveram a oportunidade de aprender muito com as avaliações dos especialistas que estão no júri. Nosso intuito foi incentivar o protagonismo dos nossos jovens, não apenas em suas carreiras musicais, mas em todas as áreas de suas vidas", afirmou o Coordenador de Políticas para a Infância e Juventude, Wellington Paulo da Silva Araújo.

 
A noite também contou com a apresentação da banda Via Rock, que há mais de 10 anos agita as noites do litoral paulista. A banda é considerada uma das principais da noite santista. Já lançou quatro CDs, videoclipes que foram exibidos na MTV e principais programas regionais da baixada. É formada por Daniel Dias, voz/violão; Carlos Salgado, contrabaixo; Marcel Chilli, guitarra; Lucas Tagore, bateria e Bruno Souza, teclados.

 
Quatro anos de Festival – Criado há quatro anos para desenvolver a cultura musical, revelar jovens talentos e valorizar artistas, arranjadores e intérpretes santistas de todos os estilos musicais, nesta edição o festival contou com apresentações de 15 bandas de rock, duas de rap, quatro de pop, três de MPB, duas de gospel, uma de hip hop e uma de funk. Desde a primeira edição do Festival, em 2015, mais de cem bandas de diferentes estilos musicais tiveram a oportunidade de apresentar seus trabalhos e doze já foram premidadas.
A iniciativa é da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social, por meio da Coordenadoria de Políticas Públicas para a Infância e Juventude, em parceria com as pastas de Cultura e Comunicação.