Roteiros Nacionais

Expoflora 2018 comemora 70 anos da imigração holandesa

25/08/2018

A maior exposição de flores e plantas ornamentais da América Latina foi aberta sexta-feira (24) e segue até 23 de setembro, sempre de sexta-feira a domingo, das 9 às 19h, em Holambra, a 140 km da capital paulista. A 37ª edição da Expoflora comemora os 70 anos da imigração holandesa no Brasil e a expectativa é atrair os 300 mil visitantes que anualmente participam da festa.

A principal atração é a exposição de arranjos florais, com as novidades e tendências do mercado floricultor. Mas há muito mais para ver, como a Parada das Flores e a Chuva de Pétalas, que acontecem todos os dias do evento, respectivamente, às 16h e às 16h30. Na Mostra de Paisagismo e Decoração, são 19 ideias de utilização de plantas e flores nos mais diferentes ambientes de uma residência. 


O Parque da Expoflora tem área de 250 mil m², decorada com 7.517 vasos de flores e plantas ornamentais. Há duas praças de alimentação (16 lanchonetes, sete restaurantes e duas confeitarias) e três pavilhões de exposição, onde podem ser encontrados cerca de 250 estandes com uma variedade de produtos, desde artesanatos a produtos industriais e para decoração, além de móveis e utensílios domésticos.

Também são atrações o Passeio Turístico, que leva os visitantes para um city tour por Holambra e a uma fazenda produtora de flores. Têm ainda as apresentações das danças típicas, diariamente, a partir das 14h30, o Parque de Diversões, o Museu Histórico de Holambra e o minissítio.


História da imigração através das flores

Os decoradores holandeses Jan Willem van der Boon e Jessica Drost coordenam a equipe responsável por 14 cenários que contam, por meio das flores, a chegada dos holandeses ao Brasil, suas impressões sobre o novo país e as lembranças da Holanda. Os arranjos trazem as tendências e as novidades em flores e em plantas ornamentais para as estações primavera-verão.

Cerca de 350 mudas de rosas formam o Jardim da Roseira e 800 orquídeas e 340 bromélias foram colocadas nas árvores próximas aos bebedouros e no Fusca. Nos arranjos da Exposição de Arranjos Florais, o show de cores, formas e texturas é garantido por mais de 2 mil vasos de flores e plantas ornamentais e 272 mil hastes de mais de 3.500 variedades de cerca de 350 espécies diferentes. 

 

Novidades em flores


Este ano, entre as novidades em flores e plantas, estão a rosa “Inglesa” (que tem mais de 100 pétalas e lembra as raras e caras peônias), a pelargonium (que se parece com o gerânio) e a penta (com suas flores em forma de estrelas de cinco pontas).

Destaque para a petúnia “Night Sky” (roxa com pigmentos brancos, remetendo a um céu estrelado) e para a craspédia (arredondada, com várias florzinhas amarelas). O público conhecerá ainda as alstresias (mistura de alstroemérias com frésias), as alstroemérias “Jumbo” e “Azul”, a suculenta echevéria na cor chocolate e duas novas variedades de crisântemos (“Lígia” e “Ipanema”).

Há flores de todos os tamanhos, como o lírio gigante “Jovem”, as minicallas, minigladíolos, minikalanchoes (em embalagens com a Turma da Mônica para atrair o interesse da criançada pelas flores) e as miniphalaenopsis em hidropote que duram 12 meses. Para a decoração estão sendo apresentadas as orquídeas estaqueadas em formato de “coqueirinho” e as gipsofilas (mosquitinho) tinturadas em 12 cores.

Gastronomia holandesa


Os restaurantes e as confeitarias também prepararam receitas especiais para comemorar os 70 anos da imigração holandesa, como o “Martin pork” (cotovelo de porco holandês) e o “Lentebloem” (flor da primavera), criações do chef Frank Martin Gerritsen, da Martin Holandesa, e a salada de flores do Restaurante Casa Bela (foto). A Omma Beppi apresentará queijos especiais dos Países Baixos, como o “Maasdam” e os “Gouda”, temperados com cominho ou ervas mediterrâneas.

Tulipo ganha casa nova


O personagem Tulipo ganhou este ano uma casa e uma banda. A casa – que tem arquitetura holandesa e cascata artificial que cai do telhado para regar o florido jardim externo – é mobiliada e decorada com cortinas brancas de renda, cerâmicas típicas de Delft sobre as mesas e lindas floreiras que ornamentam os grandes janelões. O Tulipo terá uma banda, a “Chuva de Pétalas”, que se apresentará em frente à nova casa, na Alameda Amsterdã, e participará da Parada das Flores.

 

Sobre Holambra


Holambra é uma antiga colônia holandesa, com pouco mais de 13 mil habitantes, e concentra quase a metade (45%) da comercialização de flores e de plantas ornamentais do Brasil. Como o próprio nome sugere, a Expoflora é uma exposição, e não uma feira, já que o seu objetivo não é a venda direta de flores no evento, mas fomentar o seu consumo em todo o país. Por isso, os produtores aproveitam a Expoflora para apresentar aos consumidores as novas variedades de flores e de plantas para avaliar a sua aceitação pelo mercado.

Serviço:

37ª Expoflora

De 24 de agosto a 23 de setembro, de sexta a domingo, das 9 às 19h.

Ingressos: R$ 48 na bilheteria e no site.

Mais informações pelo tel. (19) 3802-1499.