Notícias

Ideação suicida como reação adversa aos medicamentos

25/08/2018

Ideação suicida pode ser considerada quando há pensamentos reais de desejo em acabar com a própria existência, sem que se tenha um plano específico para tal ato. Estudos indicam que a ideação suicida ou suas formas mais graves, com planos e/ou tentativas concretas de suicídio, estão muito relacionadas com o estado depressivo. Nem todo mundo que tem ideação suicida irá, algum dia, transformá-la em ato. Porém, esse estado emocional é acompanhado de intensa angústia e de muita ansiedade. Ou seja, sofrimento.

 

Independentemente das causas, pessoas que apresentem comportamento suicida precisam receber apoio familiar, social e profissional. Ainda que as religiões possam ver o suicídio como condenável, o sistema de saúde considera o suicida é um ser doente que precisa de atendimento profissional. Como forma de apoio imediato para aquele que se apresenta em grande sofrimento, pensando em atentar contra a própria vida, o Centro de Valorização da Vida (CVV) recomenda a escuta ativa, sem recriminações ou repressões, sempre que. Esse tradicional grupo oferece apoio pelo telefone (188) ou em seu site.

 

Mas também é preciso atentar para o fato de que alguns medicamentos podem promover a ideação suicida como reação adversa. Muitos medicamentos psicoativos podem causar esse efeito, inclusive aqueles que são usados no tratamento da própria depressão, como diversos antidepressivos. É certo que as pessoas que fazem uso de medicamentos psicoativos tendem a ter mais casos de ideação suicida associada a tentativas ou não. Assim, o uso desses medicamentos precisa ser feito sob supervisão estrita.

 

Em 2013, a Anvisa emitiu um alerta técnico informando sobre o uso inadequado do metilfenidato, que por estar sendo prescrito incorretamente para crianças, pode estar associada à morte de cinco pessoas que tiveram o quadro de depressão e de ideação suicida complicado pelo uso da medicação. No Canadá, em 2010, a agência de regulação daquele país, emitiu um alerta para outro medicamento, pregabalina que é indicada para dores de difícil manejo. Segundo a agência, entre julho de 2005 a dezembro de 2009, houve 16 relatos de ideação suicida e 1 relato de tentativa e suicídio suspeitos de estarem associados com o uso da pregabalina.

 

Mas não é apenas o uso de medicamentos que pode induzir o aumento da ideação suicida. A Organização Mundial da Saúde alerta que a exposição crônica a pesticidas pode aumentar o risco desse problema. O alerta vale para os trabalhadores da zona rural.