Notícias

Dicas para o closet perfeito

01/09/2018

Quem não quer ter um espaço especialmente dedicado às roupas, sapatos e acessórios? O closet é um dos desejos mais comuns quando o assunto é o projeto da casa dos sonhos. Organização e funcionalidade deste modelo de armário são os principais motivos enumerados pela arquiteta Cristiane Schiavoni. 

“Quando sugiro um closet em um projeto, penso na setorização, ou seja, organizar todas as roupas em mesmo lugar, e se possível, também incluir sapatos e acessórios. Isso facilita a rotina do morador, que não precisa mais perder tempo procurando as peças”.  

Confira algumas dicas da profissional para ter o closet perfeito

Criar marcenaria planejada 


Para tirar o máximo proveito da metragem disponível, o mais indicado é investir em marcenaria planejada. “Sugiro que seja feito sob medida, mas, hoje em dia, é possível compor com a utilização de peças prontas. É essencial que cada pedacinho dessa marcenaria seja pensado e personalizado de acordo com a necessidade dos moradores e a melhor organização do closet”, explica a arquiteta. 

Closet aberto ou fechado?
Para Cristiane, o closet aberto é o ideal para ter acesso visual a tudo. “Mesmo aberto, o closet deve ter uma porta de entrada. Dessa maneira, não deixa de ser um móvel fechado, com a diferença que você ‘entra’ nesse armário e consegue visualizar, como um todo, tudo que existe nele”, ressalta.

Closet de casal planejado


No caso de closet de casal, é importante tomar alguns cuidados antes de planejar, pois a quantidade de roupas e acessórios é diferente: homens costumam ter mais calças, camisetas e camisas, enquanto as mulheres precisam de espaço para vestidos, saias, sapatos e bolsas. 

Closet em espaço pequeno
Engana-se quem acredita que é preciso ter um espaço grande para realizar o sonho do closet. “Considere que nem todas as roupas ocupam a mesma profundidade de um cabide. Saindo da profundidade padrão de 60 cm adotada para os armários, podemos trabalhar, em uma ou outra parede, com marcenaria de 30 cm, que é perfeito para armazenar camisetas, por exemplo”.

Como organizar o closet
Em um closet, a organização é muito importante. Peças do dia a dia, por exemplo, devem ficar sempre visíveis.  Para as caixas, a arquiteta recomenda acondicionar objetos menores como relógios e cintos e peças com menor utilização ao longo do ano, como roupas de frio mais pesadas ou aquelas destinadas às viagens. 

Móveis complementares


Para quem conta com um espaço maior é possível investir em móveis complementares como penteadeira, que pode liberar espaço no quarto com a transposição para o ambiente mais reservado do closet. “Gaveteiros independentes e com divisórias são muito práticos para guardar as peças e colaborar para sua conservação”, conclui Cristiane.

Serviço: 
Cristiane Schiavoni Arquitetura e Interiores

Instagram @cristianeschiavoni