Notícias

Dicas para eliminar infiltrações

08/09/2018

O clima de cidades como Santos favorece a ocorrência de excesso de umidade dentro de casa,  que provoca o surgimento de manchas nas paredes e tetos, como mofos e bolhas. Além desta característica natural, as infiltrações também podem ser responsáveis pelo aparecimento de marcas nos ambientes que, com o podem colocar o imóvel em risco caos não sejam tratadas de maneira correta.

“Para evitar problemas com mofos e manchas nas paredes e tetos decorrentes de infiltrações é preciso fazer a impermeabilização em toda a construção, seja em subsolos, lajes, piscinas ou fundações. É preciso contratar uma empresa especializada ou um profissional qualificado. Afinal, a impermeabilização feita de maneira adequada pode durar até 25 anos, o que representa economia e bem-estar a longo prazo”, orienta o arquiteto Rafael Sera.


Também é necessário identificar o tipo de produto mais adequado. Embora sejam diversas opções disponíveis no mercado, os impermeabilizantes se dividem em dois grupos: os rígidos (argamassas industrializadas, produtos bicomponentes ou com aditivos para argamassa ou concreto), que incorporam a estrutura e tendem a ser porosos; e os flexíveis (mantas pré-fabricadas ou moldadas no local que formam uma espécie de membrana de proteção), que se adaptam às possíveis movimentações na estrutura. 

“Uma vez identificado o tipo de produto, o segundo passo é colocar a mão na massa. Para evitar ciladas na hora de fazer este tipo de manutenção dos ambientes é preciso contratar um profissional especializado”, ressalta.

Dicas para identificar a origem das infiltrações:
De baixo para cima –
Alguns problemas de infiltrações surgem no alicerce, na base da construção. Logo, quando não feita a impermeabilização adequada, a construção do imóvel fica comprometida desde o seu início, permitindo que a umidade da terra suba pela parede. Nestes casos, é preciso iniciar a impermeabilização durante o levantamento do alicerce, com a aplicar dois produtos, um a base de concreto e outro asfáltico.

De cima para baixo – Há infiltrações que se mostram provenientes do teto. Nestes casos, os causadores podem ser a calha e/ou telhas quebradas, por exemplo.

Ao lado – Para ampliar a construção, algumas pessoas optam por construir o imóvel “parede com parede” do vizinho. O que parece vantajoso em questão de espaço pode ser um problema quando a infiltração surge no vizinho e passa para a sua parede.

Encanamentos prejudicados – Não são raros os casos em que profissionais pouco qualificados ou até mesmo o dono do imóvel faça alguma adaptação sem o conhecimento do posicionamento dos encanamentos. Ao perfurá-los, a água passa a criar poças internas, causadoras de infiltrações.