Simplesmente Vinho

Outras regiões da Borgonha

08/09/2018

Enoleitores,
Mais ao sul da Côte D’Or , localiza-se a Côte Chalonnaise, lá encontram- se cinco aldeias vinícolas, Mercurey, Bouzeron, Rully, Givry e Montagny. Algumas aldeias produzem brancos, outras tintos, a maioria borgonhas básicos , depois villages , encontram-se alguns Premier Cru, porém não há Grand Cru. Este é o local para se garimpar bons vinhos num custo menor que os da Côte D’Or, porém há alguns que não se equiparam em qualidade , mas sabendo explorar pode descobrir-se boas surpresas, vinhos deliciosos , principalmente pesquisando os melhores produtores.

Mercurey é a maior delas , se pode achar bons tintos , mas também produz brancos deliciosos de característica de fruta branca e mineral .

Bouzeron é a aldeia conhecida pela uva branca aligoté, hoje bons produtores adquiriram terras e produzem bons aligoté , como o caso de Aubert de Villaine , diretor do Domaine de la Romanée-Conti, na Côte de Nuits.

Rully, é uma aldeia mais conhecida por alguns bons vinhos brancos que costumam ser cítricos , ali fica o famoso Castelo de Rully com seus brancos , mas produz também alguns tintos simples . Rully é considerada como um dos centros de produção do espumante Crémant de Bourgogne.

Givry é mais conhecidas pelos tintos , pode-se garimpar alguns bons exalando a cereja e terrosos , a dica é procurar bons produtores , ali também encontram- se alguns brancos.

Montagny , o pequeno vilarejo mais ao sul dedica-se exclusivamente a uva chardonnay , e para alguns conhecedores a fama é de que ali encontram-se ótimos borgonhas.

Ao sul da Côte Chalonnaise fica Mâconnais, uma região de colinas baixas, bosques e prados. Local de vinho branco, aonde estão boa parte das cooperativas , produzem o Borgonha básico, mas pode-se encontrar alguns poucos melhores , são os Mâcon, os Pouilly-Fuissé e St.Véran , todos da uva chardonnay, e todos muito simples e com qualidade inferior , faltando elegância .

Ainda para finalizar esta região precisamos citar Beaujolais , localizada na parte mais ao sul da Borgonha , e que na realidade além da proximidade geográfica nada tem a ver , inclusive as uvas plantadas são outras , o clima é distinto e até o processo de vinificação é completamente diferente , e este é um assunto que num outro momento merece ser abordado .

E assim , já pincelamos as principais localidades desta fantástica e complexa região para que possam se animar a conhecer os maravilhosos vinhos que a Borgonha nos oferece !

Enoabraços e uma ótima semana a todos!