Coluna Dois

Gangorra no Brasileiro. Instabilidade política no Santos

08/09/2018

Este texto está sendo escrito na quinta-feira. Portanto ainda não tinha acontecido o jogo entre Santos e Grêmio, no Pacaembu, pela quarta das 19 rodadas do segundo turno do Brasileiro.

A derrota por 1 x 0 para o Galo, em Minas, na quarta-feira, custou ao São Paulo a liderança do campeonato. Foi alcançado em pontos pelo Inter, que bateu o Flamengo por 2 x 1 em Porto Alegre, e ultrapassado no saldo de gols. A derrota em Minas pode ser considerada normal. O Atlético está entre os 6 primeiros na classificação e o Tricolor ainda pode reclamar de um pênalti claro não marcado a seu favor. O que pode preocupar o torcedor sãopaulino é o ritmo vertiginoso em que o jogo foi  disputado. Será que o elenco, que tem nos veteranos Diego Souza e Nenê as duas principais referências, agüenta essa intensidade?

No calcanhar dos líderes, 3 pontos atrás, vem o Palmeiras Invicto no Brasileiro, desde a chegada de Felipão, o Verdão conquistou na quarta-feira, em casa, mais uma vitória sem tomar gols: 2 x 0 no Atlético Paranaense que vive bom momento. O Palmeiras, aliás, está vivo nas três competições que disputa: semifinalista na Copa do Brasil, quadrifinalista na Libertadores e perto do topo da tabela do Brasileiro. Parece ter fôlego – e principalmente elenco – para lutar pelos três títulos.

O Corinthians, ao contrário, vem desanimando o torcedor com atuações pífias e derrotas em série. Na quarta-feira perdeu para o Ceará em Fortaleza por 2 x 1 e anunciou a saída do treinador Osmar Loss, que volta a ser apenas auxiliar. O problema não parece ser de treinador. A equipe perdeu jogadores importantes tanto no começo como no meio do ano e não houve reposição. O corintiano está arriscado a enfrentar o pesadelo de ter Vanderlei Luxemburgo como treinador.

O Santos, se ganhar na noite desta quinta-feira do Grêmio, no Pacaembu, se iguala ao Corinthians em número de pontos, com um jogo a menos, o confronto com o Vasco, em casa, adiado do primeiro turno. A diferença entre as duas situações é que o Peixe, com o treinador Cuca, está embicado para cima. Vem de três vitórias no Brasileiro sem tomar gols. Dependendo dos próximos resultados, pode sonhar até com o G6, a zona de classificação para a Libertadores do ano que vem.

 Neste final de semana, o São Paulo tem boas possibilidades de recuperar a liderança: enfrenta o Bahia, em casa, no sábado, às 19h00, enquanto o Inter tem o duríssimo clássico contra o Grêmio no domingo, às 4 da tarde. No mesmo horário, o fortalecido Palmeiras recebe o cambaleante Corinthians para um clássico de rivalidade fervente.  O Santos, logo depois, às 19h00, tem uma boa oportunidade de confirmar a ascensão diante do lanterna Paraná, lá em Curitiba.

 

Impeachment no Santos

A votação dos pareceres da Comissão de Inquérito e Sindicância sobre os dois pedidos de impedimento do presidente José Carlos Peres está marcada para a noite desta segunda-feira, 10/09, no Conselho Deliberativo do Santos. Se houver a opção de 2/3 dos conselheiros pelo impedimento, a decisão vai para a assembleia de associados. O ambiente político do clube está muito tumultuado. Muitos torcedores e associados entendem que é temerário tirar Peres do cargo e entregar a presidência do Santos ao vice, Orlando Rollo. Há especulações, nessas horas que antecedem a votação no CD, de revelações novas sobre Rollo no caso das carteirinhas falsas, de 2014, e sobre atitudes do vice que jogaram lenha na fogueira de instabilidade administrativa vivida pelo Santos até agora neste ano.