Notícias

Mostra de fotos celebra a paz e união entre Brasil e Japão

06/09/2018

Em homenagem aos 110 anos da Imigração Japonesa no Brasil, ao Dia Municipal da Luta pelo Desarmamento Nuclear e pelo movimento permanente pela Cultura de Paz, a mostra fotográfica #TUnasaguasdapaz está na Associação Japonesa de Santos (AJS), à Rua Paraná, 129 – Vila Mathias.

A exposição de fotografias de celular explora a "Paz" como tema central. A iniciativa é uma parceria da AJS com o coletivo Tumobgrafia, a Biografia Foto Estúdio e a Coordenadoria de Assuntos Internacionais da Prefeitura, parte das iniciativas do Município como membro da Rede Internacional Prefeitos pela Paz. Recebeu o apoio das Secretarias de Esporte e de Cultura.

A mostra é fruto de uma ação fotográfica promovida pelos membros da TUmobgrafia, iniciada durante o I Festival Náutico pela Paz, realizado em Santos no início de agosto e que reuniu 250 surfistas participantes do Festival Longboard Feminino Prancha Oca e 150 remadores de todas as oito escolas de remo santistas e uma do Guarujá. O ato pacífico ocorreu em memória às vítimas dos ataques nucleares da Segunda Guerra Mundial, em Hiroshima e Nagasaki, no Japão.

Águas
Durante a Cerimônia das Águas, uma amostra do mar de Santos, coletada na Ponta da Praia, foi levada em um desfile de canoas até o Parque Municipal Roberto Mário Santini, no José Menino.

Sob o Monumento da Imigração Japonesa, a água salgada foi misturada a uma amostra de água doce, simbolizando a famosa Fonte do Itororó. A mistura, armazenada em uma garrafa hermeticamente fechada, será levada pessoalmente a Hiroshima em outubro pela servidora Kelly Freitas, que participará de estágio no escritório da Rede Internacional Prefeitos pela Paz, com sede em Hiroshima.

O gesto, simbólico, representa o desejo dos santistas em celebrar a união dos povos japonês e brasileiro por meio da principal via de conexão: o mar.

A ação promovida pela TUmobgrafia estendeu-se até o dia 20 de agosto e reuniu imagens diversas, produzidas por membros do coletivo residentes em Santos, Capital, interior de São Paulo e até na China. Ao todo, 31 fotógrafos profissionais e amadores tiveram imagens selecionadas para a mostra.

A mostra poderá ser visitada na AJS até o dia 15, nos seguintes horários: sexta, das 8h às 18h, e, no sábado, das 8h às 14h.

Depois, a exposição passará por outros espaços ainda a serem definidos. Ainda este ano, as fotografias serão enviadas para o Japão, como um presente em respeito às municipalidades de Hiroshima e Nagasaki (cidade-irmã de Santos).