Leitura

Microcontos escritos por jornalista em rede social são reunidos em livro

10/09/2018

Acostumado a escrever textos mais longos, como crônicas e artigos, o jornalista e professor universitário Marcus Vinicius Batista foi instigado a experimentar contar histórias na enxuta rede social, cujos 140 caracteres significavam "grilhões que poderiam amarrar qualquer tentativa de criatividade, ainda mais num enredo ficcional", como o próprio autor revela. Quase uma década depois, com 160 microcontos publicados, o jornalista decidiu reunir 140 deles no livro "A vida começa aos 140", que será lançado no domingo (23), às 16h, no Salão Verde da Pinacoteca Benedito Calixto (Av. Bartolomeu de Gusmão, 15, Boqueirão).

 

Embora seja uma obra de ficção, as inspirações para os microcontos surgiram no cotidiano. Os leitores encontrarão temáticas como crítica social, patologias psicológicas, relacionamento, morte, trabalho, comportamento humano, relações com tecnologia, entre outras.

 

As 140 microhistórias ganharam vida com ilustrações do amigo e cartunista DaCosta, no estilo bico de pena. Hoje, as criações do jornalista já ganharam outras redes sociais, como Facebook e Instagram, e também podem ser lidas no blog Contos Minúsculos.

 

"A ideia de transformar a experiência em livro começou em 2016. Gostei da sugestão pela possibilidade de voltar às origens, ou seja, um tipo de texto que nasce e cresce nas tecnologias mais recentes e que reaparece no formato mais tradicional de impressão da palavra. Para mim, o livro ainda é a mais nobre casa para acolher as palavras", justifica o autor.

 


Foto: Divulgação

 

A obra é o 14º livro lançado pela editora santista Ateliê de Palavras, editado pela jornalista Beth Soares, com projeto gráfico feito em parceria entre ela e DaCosta e capa do designer gráfico e publicitário André Reis.