Notícias

Com foco no ativismo feminino, exposição premiada chega ao Miss

11/09/2018

Difundido na internet e vencedor de prêmio internacional, Nós Madalenas – Uma Palavra pelo Feminismo, projeto fotográfico que tem a proposta de vincular a imagem da mulher ao protagonismo e à autonomia sobre seu corpo e narrativa, chega ao Museu da Imagem e do Som de Santos (Miss). Com a presença da fotógrafa Maria Ribeiro e das convidadas Fernanda Vicente, Neliane Simione e Daniela Sciencio, que realizam uma roda de conversa sobre Desconstrução de Narrativas, a abertura ocorre às 19h desta sexta-feira (14). Entrada franca.

 

A mostra tem a proposta de traduzir o que o feminismo significa na vida de cada uma das participantes – cada mulher traz em seu corpo a palavra escolhida estampada com batom. A série fotográfica também busca representar mulheres reais, com imagens sem nenhum artifício ou manipulação, questionando os padrões estéticos.

 

Idealizado e fotografado entre 2013 e 2015, o projeto teve grande repercussão nas redes sociais e tornou-se um livro que, além das fotos, traz depoimentos. A publicação foi lançada oficialmente em São Paulo, pela Fonte Editorial, com tiragem limitada. Em 2016, Maria Ribeiro foi premiada pela ONU Mulheres, em Nova York, com o Prêmio Ivone Herberts. A fotógrafa é a única brasileira a ter recebido a honraria, que reconhece a excelência e relevância do projeto para o empoderamento feminino.

 

A exposição pode ser conferida até o dia 10 de outubro, de segunda a sexta-feira, das 14h às 20h. O Miss fica no piso térreo do Centro de Cultura Patrícia Galvão ( Av. Senador Pinheiro Machado, 48, Vila Mathias) A entrada é gratuita.