Destinos no Exterior

Ushuaia, a cidade do fim do mundo

15/09/2018

Pensando para onde viajar nas férias de verão? Que tal sair dos destinos tradicionais e ousar em uma terra fria, com incríveis paisagens cênicas e experiências inesquecíveis? O verão é uma época de muita luz solar e temperaturas ligeiramente mais altas em Ushuaia, no extremo sul da Argentina. É quando a natureza se enche de cor, os dias ficam mais longos – o sol se faz presente desde às 5h e se põe por volta das 22h -, e ainda assim é possível avistar neve no cume das montanhas e fazer trilhas pelos glaciares.

 

Confira os atrativos da cidade mais austral do planeta durante a estação menos fria.

 

Parque Nacional da Terra do Fogo
Estabelecido em 1960, a 11 km do centro de Ushuaia, o parque ocupa uma área de 63 mil hectares, preservando o ecossistema andino-patagônico e o bosque subantártico, que integram as belas paisagens do mar e das montanhas. Repleto de animais silvestres é a melhor região para conhecer os pinguins-de-magalhães, que se reproduzem durante o verão.

Farol Les Eclaireurs

Conhecido com o farol do ‘fim do mundo’, é um dos símbolos da cidade e marca as paisagens selvagens do entorno com suas listras brancas e vermelhas. O passeio é feito em catamarãs, que partem do porto de Ushuaia e navegam pelo Canal de Beagle. No caminho, albatrozes, gaivotas e lobos-marinhos.

Trem ecológico


O Ferrocarril Austral Fueguino é primeiro trem ecológico do mundo. O passeio dura cerca de uma hora e 40 e percorre parte inacessível do Parque Nacional da Terra do Fogo em locomotivas a vapor e elegantes vagões com calefação e amplas janelas. O percurso revive parte do trajeto feito pelos presos que iam cumprir penas na extinta cadeia de Ushuaia. Pelo caminho, cascatas, rios e bosques subantárticos.

Antigua Casa Beban
Uma das casas mais originais de Ushuaia, foi construída entre 1911 e 1913 pelo sueco e comerciante marítimo Fortunato Beban. Doado à Prefeitura nos anos 80, o casarão foi completamente restaurado e passou a funcionar como centro cultural.

Circuito dos lagos
Nos arredores de Ushuaia e destino para aventureiros, o Circuito dos Lagos é feito em veículos tração 4×4 por um caminho que revela vales, cordões montanhosos e os lagos Escondido e Fagnano, dois dos retratos mais belos da Patagônia argentina.