Notícias

Cinco situações que podem causar amnésia

15/09/2018

Uma das principais causas de perda de memória são doenças neurodegenerativas, como o Alzheimer, mas há outras razões que levam ao esquecimento, como relaciona o médico neurologista André Felício:

 

Amnésia global transitória
Manifesta-se em indivíduos com mais de 50 anos e pode lembrar muito um ataque de epilepsia ou um princípio de AVC (acidente vascular cerebral). Não é nenhuma coisa nem outra. A maioria dos pacientes não se recorda o que estava fazendo, por isto perguntam constantemente a mesma coisa.

 

Golpe na cabeça
Vítimas de trauma crânio encefálico podem desenvolver quadros de amnésia, na qual existe dificuldade de aprender informações novas ou retrógrada, em que se tem dificuldade de lembrar eventos ocorridos antes do trauma sofrido.

 

Epilepsia
A doença também pode se manifestar apenas com quadros transitórios de alteração da consciência, parada comportamental, situações nas quais, geralmente, o indivíduo perde a memória do evento.

 

Excesso de álcool
Uma das grandes causas de amnésia. O uso crônico de álcool pode levar ao desenvolvimento de uma síndrome conhecida por Wernicke-Korsakoff, na qual o indivíduo fica confuso, tem amnésia e dificuldade com a coordenação motora.

 

Medicamentos
O uso e abuso de certas substâncias como benzodiazepínicos, frequentemente usados para dormir, causa perda da memória em pessoas idosas.