Notícias

Rinite medicamentosa

15/09/2018

A rinite é a inflamação da mucosa nasal, que pode se apresentar por esses sintomas isoladamente ou associados: obstrução nasal, rinorreia (hipersecreção), espirros, coceira e perda parcial do olfato. A rinite pode ser alérgica ou não. Uma das causas da rinite não alérgicas é o uso contínuo de descongestionantes nasais ou de outros medicamentos. 

 

Os descongestionantes nasais tem efeito vasoconstritor reduzindo o edema (inchaço) das mucosas aliviando a congestão e facilitando a passagem do ar. Quando acontece o uso contínuo, o organismo reage a essa hiper-estimulação provocando o chamado efeito rebote, ou seja, a cada aplicação, após a descongestão provocada pelo medicamento, o organismo responde com uma congestão mais intensa e duradoura. Se estritamente necessário, os descongestionantes nasais devem ser usados pelo tempo máximo de 5 dias.

 

Para resolver essa rinite medicamentosa, causada pelo uso excessivo de descongestionantes, é preciso suspender o seu uso e passar a fazer uso de solução fisiológica para aplicação nasal. Sob orientação médica, também pode ser necessário o uso de corticoide intranasal para diminuir o estado inflamatório das fossas nasais. 

 

O uso adequado de solução fisiológica apresenta resultados satisfatórios entre 4 e 8 semanas. A aplicação por spray parece indicar melhores resultados do que o simples gotejamento. O spray apresenta resultados mais satisfatórios porque, por ser aplicado sob pressão, parece atingir em maior concentração a região causadora de rinite. Mas que esses resultados apareçam pode ser necessário o acompanhamento profissional para a correta utilização do produto, pois a estratégia demanda algum tipo de conhecimento.

 

Alguns medicamentos anti-hipertensivos, a aspirina e outros anti-inflamatórios usados pela via oral, também podem causar rinite medicamentosa. Assim como algumas substâncias causam um quadro de rinite, mas que não tem causa alérgica, apenas uma hipersensibilidade ao poder irritante da substância. Perfumes, o cloro (da piscina e do saneante) solventes químicos, a fumaça do cigarro e poeira são exemplos de substâncias que podem desencadear a rinite. Até mudanças no clima podem iniciar o processo.

 

A rinite traz um significativo comprometimento da qualidade de vida e que merece ter um tratamento bem conduzido. Alguns estudos associam a presença da rinite com maior incidência de quadros ansiosos e depressivos, principalmente em mulheres.